Conceito de Vegano

VeganoEm nosso idioma o termo vegano se refere à pessoa que põe em prática a filosofia de vida denominada veganismo, que consiste na abstenção voluntária de consumir qualquer produto de origem animal como também seus derivados, casos do leite e dos ovos.

Desta forma, isso estabelece que na dieta de um vegano não se come carne, peixe, lácteos, mel e qualquer outro produto derivado de animais.

O veganismo é realizado principalmente na dieta alimentar, mas também inclui o não consumo de qualquer outra mercadoria ou produto que envolva um animal em sua fabricação, por exemplo, o casado de pele de um animal como um dos casos mais comuns.

Podemos dizer que o veganismo é uma filosofia de vida porque justamente quem assume este compromisso o faz de maneira integral, ou seja, não consome alimentos que provenham de animais como também não realiza nenhum tipo de comércio que os comprometa.

Não é por acaso que o veganismo é considerado o estilo de vida mais sadio existente em matéria de alimentação e também mais harmonioso e respeitoso para com a natureza, pois respeita precisamente cem por cento os animais e o seu meio ambiente.

Como se sabe, as circunstâncias nas quais são explorados os animais para obter alimentação e tantos outros produtos de consumo são muitas vezes cruéis e violentos, por exemplo, nem suas necessidades básicas como também seus direitos como seres vivos são respeitados; por isso essa situação é enfrentada e recusada pelo veganismo.

O veganismo considera que sua prática e difusão ajudam e podem ajudar ainda mais o planeta a superar sérios conflitos ambientais e desequilíbrios do ecossistema, por outro lado, estabelece uma proposta alimentar que contribui absolutamente com a melhora da qualidade de vida de seus adeptos.

Embora o veganismo e o vegano tenham muitas semelhanças com o vegetarianismo e os vegetarianos, deve-se explicar que os primeiros apresentam uma postura muito mais radical.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vegano