Conceito de Vazio Interior

Vazio-InteriorO universo material está composto por objetos que possuem uma forma concreta. A partir deste ponto de vista, uma pessoa pode esvaziar seus armários de roupa e colocá-las em outro lugar. Entretanto, o universo interior de um ser humano é muito mais complexo porque não tem forma nem cores.

No entanto, embora o universo interior seja imaterial, as pessoas têm a percepção interior de sentir-se bem em momentos de felicidade ou de enorme vazio interior em consequência de uma crise vital.

Saudade da felicidade

A sensação de vazio interior está acompanhada de sentimentos desagradáveis como a tristeza, a frustração, o esgotamento mental, a decepção interna, a falta de energia, etc. Este vazio interior não é negativo, uma vez que é importante o ser humano escutar suas sensações internas para poder ir mais além do que está. O que é realmente negativo diante de uma situação deste tipo é querer reprimir este mal-estar com a esperança de que o problema seja solucionado simplesmente com o passar do tempo.

Em uma situação de vazio interior surge também um impulso interno em forma de saudade pela sensação de ter perdido um bem que antes era motivo de satisfação. E a ausência deste bem está vinculada a essa sensação de vazio. A pessoa não sabe o que fazer exatamente para recuperar-se, ou seja, não sabe o que fazer para preencher esse vazio.

A importância de consultar e buscar ajuda

Por isso, em certas ocasiões, é muito importante solicitar ajuda profissional, uma vez que a terapia psicológica pode ser bem valiosa para reorganizar este universo emocional contando com o auxílio de um especialista em saúde emocional. Qualquer tipo de ajuda é muito importante uma vez que o vazio interior pode ser um dos sintomas da depressão.

Ausência de alegria

O que mostra o vazio interior? Mais precisamente, é aquilo que a pessoa sente através de um vazio de alegria, ilusão, motivações estimulantes, desafios gratificantes, esperanças, amor, etc. A pessoa sente falta de grandes tesouros em sua mochila emocional.

Vale ressaltar que o fato de uma pessoa sentir-se vazia não significa que ela não é amada. A não ser que em seu interior ela não se sinta querida (nem sempre a subjetividade encaixa com o plano da objetividade). Uma pessoa pode ter de tudo aparentemente para ser feliz, mas ao mesmo tempo poder estar e sentir-se infeliz. Do contrário, quando uma pessoa está feliz ela se sente bem e cheia de vida.

Foto: iStock, elenaleonova

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Vazio Interior. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/vazio-interior >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vazio Interior