Conceito de Varizes

VarizesAs varizes, também chamadas de veias varicosas, são trajetos venosos que se encontram aumentados de tamanho ou adotam uma forma tortuosa. Esta manifestação constitui uma doença que afeta a parede das veias de qualquer parte do organismo.

As veias se originam nos capilares e se juntam para formar troncos cada vez mais grossos até finalmente tornar-se a veia cava superior e inferior. Sua função é levar o sangue de todos os tecidos ao coração de onde será impulsionado aos pulmões para ser oxigenado e devolvido novamente à circulação geral.

Existe um grupo de veias que recolhe o sangue do tubo digestivo e se unem em um tronco chamado veia porta que vai direto ao fígado; ali os nutrientes e as substâncias absorvidas durante a digestão serão processados para seu armazenamento, distribuição ou eliminação. Do fígado parte a veia cava inferior que finalmente chega ao coração.

As veias em geral são distribuídas em pares, ou seja, cada artéria vai acompanhada por duas veias. Diferentemente das artérias, a parede da veia carece de uma camada muscular que é menos tensa e a pressão dentro de seu interior é menor, por esta razão ao longo de todo seu trajeto as veias contêm certas estruturas chamadas válvulas que tem como função evitar que o sangue flua em sentido contrário. Em seu interior, as veias do sangue são impulsionadas pela contração dos músculos que exercem um efeito de bomba, isso é importante especialmente para as veias localizadas nas pernas favorecendo um grave problema neste fluxo retrógado.

Quando a parede da veia é fraca costuma aumentar a dilatação de seu diâmetro, o que ocasiona o não fechamento das válvulas por completo deixando um espaço entre elas que permite a devolução do sangue, este fenômeno é conhecido como insuficiência venosa.

As varizes não afetam apenas as pernas, elas se manifestam também em outras partes do corpo como nos testículos, onde é conhecida como varicocele; e também no ânus, onde é chamada de hemorroida. Elas se localizam também nos sistemas venosos profundos como na pélvis e na vulva da mulher. Nas pessoas com cirrose hepática o endurecimento do fígado afeta a circulação local e desenvolve as varizes no sistema venoso abdominal. De todas elas a mais importante são as varizes que se localizam no esôfago, pois quando estas se rompem dão origem a uma hemorragia que costuma ser a causa da morte de muitos desses pacientes.

O surgimento de varizes está relacionado a diversos fatores como sedentarismo, passar muito tempo em pé, gravidez, uso de tratamentos hormonais, prática de alguns esportes, traumatismos ou flebite. Este transtorno embora se manifeste em ambos os sexos, costuma ser mais frequente nas mulheres e tem um importante fator genético hereditário.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Varizes