Conceito de Varicela

VaricelaA varicela, também conhecida como catapora, é uma doença infecciosa eruptiva da infância causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo vírus causador do herpes zoster, doença também conhecida como cobreiro.

É uma doença muito contagiosa que se adquire geralmente na infância através do contato direto com as secreções respiratórias ou com o líquido das vesículas das lesões cutâneas de uma pessoa doente. O período de maior risco de contágio é de um a três dias antes do aparecimento da erupção até o desaparecimento das vesículas e das lesões que se encontram cobertas por crostas. Em geral, são contraídas de forma epidêmica em creches e colégios.

Após a entrada do vírus no organismo pela primeira vez ocorre um período de incubação de aproximadamente duas semanas, posteriormente a pessoa desenvolve febre alta seguida de uma erupção avermelhada que evolui para uma vesícula cheia de líquido que ao estourar fica coberta por uma crosta. Estas lesões acompanham uma coceira intensa que costuma desaparecer no final de 7 ou 10 dias. Quando essas lesões são arrancadas ou arranhadas podem deixar cicatrizes permanentes.

Assim que for curada esta doença a mesma não volta a se repetir, no entanto, quando se entra em contato novamente com este vírus pode desenvolver um herpes zoster (cobreiro) que se caracteriza pelas lesões parecidas, mas que se distribuem sobre lugares de nervos específicos, sendo mais comum sua localização no espaço intercostal, trajeto do nervo ciático ou nos ramos do nervo trigêmeo da face. Uma vez contraído o cobreiro pode ocorrer novamente na mesma localização por causa da ativação do vírus alojado de forma permanente nos gânglios das raízes nervosas por onde podem reativar-se diante de situações como estresse, ansiedade ou outros transtornos capazes de debilitar o sistema imunológico.

Quando a varicela se apresenta na idade adulta ocasiona quadros mais graves caracterizados pelo desenvolvimento de pneumonia, geralmente é necessário o atendimento médico e o acompanhamento de cuidados intensivos, pois esta condição é mortal podendo ocasionar uma insuficiência respiratória.

A varicela pode ser prevenida através de vacinação, existem vacinas disponíveis em vários países, recomenda-se a aplicação de uma dose única em crianças de idade pré-escolar e escolar. Quando aplicada em maiores de 13 anos o esquema muda para duas doses separadas por um intervalo de 4 a 8 semanas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Varicela. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/varicela >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Varicela