Conceito de Variável

VariavelO termo variável é utilizado quando entendemos que algumas coisas, situações e pessoas apresentam uma recorrência para a instabilidade e a inconstância. Isto se dá a grandes características e muito informalmente claro, mas se ficarmos um pouco mais sérios e formais, diríamos que variável é o que dizemos e, além disso, é um símbolo que representa um elemento não especificado nem identificado de um determinado conjunto. Este mesmo conjunto recebe o nome de conjunto universal variável e cada membro desse conjunto é um valor variável.

Por exemplo, com a finalidade de tornar mais claro, "x" é uma variável do seguinte universo 2, 4, 6, 8, pelo qual "x" terá qualquer desses valores e poderá ser substituído por outro valor par menor que 9.

Neste caso e como vimos através do exemplo, a variável é um elemento de uma fórmula que pode ser substituído ou adquirir qualquer valor dentro desse universo; fora dele, obviamente, isto será impossível. No entanto, existem diversos tipos de variáveis, onde encontramos de um lado as dependentes e independentes, e de outro lado, as qualitativas e as quantitativas. As primeiras são as que dependerão do valor que assumem as outras variáveis e as segundas são aquelas que podem experimentar mudanças em seu valor e afetar as demais.

Além disso, as variáveis qualitativas expressam qualidades, características ou diversas modalidades e as quantitativas enunciam somente os números. Assim, os parâmetros tão diferentes entre si como um preço, a pressão arterial, a quantidade de patas de um animal ou o número de peças de um motor são variáveis quantitativas. Em compensação, a cor do cabelo, as marcas de automóveis de uma concessionária, os autores presentes em uma biblioteca ou os componentes do estoque de um local são variáveis qualitativas. Neste sentido, é interessante que notemos um tipo especial de variável qualitativa, que se chama variável dicotômica: "sim" ou "não", somente duas opções possíveis.

Quando desejamos analisar com técnicas estatísticas algumas variáveis mais ou menos complexas, uma estratégia muito utilizada é substituir uma variável dicotômica por um código numérico; o "sim" se converte em 1 e o "não" em zero. Este truque se expandiu para saber que, quando nos deparamos com variáveis qualitativas com mais de duas opções possíveis, será possível a conversão de dados numéricos e, dessa maneira, poder extrair informação. O melhor exemplo é a substituição dos meses do ano por sua ordem no calendário: "janeiro" (variável qualitativa) significa "1" (variável numérica) e assim até dezembro que se converte em 12.

Através da análise de variáveis foram conseguidos numerosos avanços em áreas do conhecimento humano, tão diferentes como a matemática, a economia, as ciências da saúde, a arqueologia e a geologia. Portanto, o conhecimento destas "companheiras de rota" de todos os dias facilita compreender melhor o mundo que nos rodeia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Variável. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/variavel >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Variável