Conceito de Vandalismo

VandalismoEm nosso idioma chamamos de vandalismo às ações efetuadas por uma ou várias pessoas e que consiste em destruir ou devastar tudo o que encontram pela frente. Normalmente atacam com extrema violência e ousadia muitos locais comerciais, casas, edifícios, escolas, instituições públicas, entre outras, quebrando e destruindo seus principais objetos e assim causando grandes danos aos seus patrimônios. Vale lembrar que esta ação é popularmente chamada de vandalismo.

A denominação vandalismo ou atos de vandalismo não é por simples capricho, pois tem uma razão de ser. Acontece que antigamente havia um povo bárbaro germânico oriundo da Europa Central que se caracterizava por atuar de maneira selvagem, descontrolada e sem respeito com nada que foram denominados formalmente como vândalos. Não é por acaso que com o tempo, esse nome foi transferido para nossa língua para denominar as pessoas ou grupos que se comportam de maneira caótica e violenta.

Os vândalos são absolutamente uns destruidores, se propõem em acabar com tudo que veem pela frente especialmente aquilo que consideram uma ameaça ou contrário a suas ideias e propostas. Também não se detêm diante de uma propriedade privada nem mesmo de alguma autoridade que tente freia-los, inclusive, são capazes de atacar com total selvagerismo às autoridades que procuram desarmar ou prendê-los.

Normalmente os objetos de destruição são bancos, monumentos nacionais, praças, paredes, vidraças, todos que estejam em um espaço público. Alguns atos consistem em pichações e destruição total.

A grande afetada por essa destruição é a comunidade em geral, pois essa situação atinge diretamente os lugares públicos que fazem parte do cotidiano de cada.

Sem falar das propriedades privadas que sofrem com esse tipo de ato e que devem arcar com os custos da destruição.

Os atos de vandalismo são condenados pelas normas vigentes e pela maioria das legislações do mundo, entretanto, em alguns casos e situações, os vândalos costumam atacar durante a noite, em momentos em que a segurança falha e assim fica realmente difícil de capturá-los com a mão na massa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vandalismo