Conceito » Valores

Conceito de Valores




O termo valor provem do verbo latino valere que significa ter saúde, energia, estar forte. Pode ter siginificado figura ou concreto. O valor pode se referir ao preço de alguma coisa, ao merecimento de algo, á valentia de alguém. Mas de um modo geral os valores são as crenças que fazem parte da cultura de um povo e que ajudam esse povo a viver em harmonia e interpretar melhor o mundo que lhe rodeia. O termo também era utilizado para designar aquilo que faz com que uma coisa seja boa pela filosofia contemporânea.Ou seja, o valor nao se refere diretamente a bondade de uma pessoa e sim a razão pela qual chamamos algo de bom. Na antiguidade o termo valor foi usada para designar a utilidade ou o preço de bens materiais ou méritos pessoais. Nesta época não tinha um sentido filosófico e não gerava discussões ideológicas. Mas com o passar do tempo o termo foi ganhando espaço dentro da filosofia.

A axiologia é a filosofia que estuda os valores. A filosofia dos valores se encarrega de estudar as formas que o ser humano descobre e sente os valores. Os valores são criações humanas que fazem com que as coisas adquiram um novo sentido porque fazem parte da essencia humana. O ser humano da valor as coisas na intenção de encontrar um sentido para cada uma delas e desse modo encontrar segurança na sua forma de viver. Os valores formam parte da cultura do ser humano e é com este conhecimento que damos sentido a nossa existência interpretando o mundo a nosso redor.

Os valores têm dualidade: podem ser negativos ou positivos. Algumas correntes de filosofia acreditam que o valor é algo subjetivo, ou seja faz parte da conciência do ser humano. Outra corrente de pensamento acha que o valor tem um caráter objetivo e está localizado fora das pessoas. Mas na verdade o valores tem ambas dimensões, a concreta e a abstrata. Os valores se percebem, se aprendem, se manifestam por vias tantos intelectuais como afetivas e são por natureza objetivos e subjetivos. Os valores são um conjunto de idéias, normas e conceitos criados por uma sociedade com a intenção de gerar situações de respeito ao ser humano. São as crenças unida a toda a cultura de um grupo que normalmente estão em consenso com todas elas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)