Conceito de Valor nominal

valor-nominalO valor nominal é aquele que se emite um título ou valor, cuja importância figura escrita no mesmo. Como valor informativo, o nominal é uma quantidade consignada em um título ou ação em representação da importância que uma entidade em particular reconhece haver recebido em troca do mesmo. O valor nominal pode ou não coincidir com o valor efetivo ou o preço de emissão, mas está incluído como uma quantidade invariável em um título valor e é considerado um preço virtual ou de referência que é designado pelo proprietário ou pela pessoa física ou jurídica que o emitiu. Para a economia, é um valor nominal o que aparece no certificado de um determinado valor de renda fixa, como pode ser um bônus ou uma hipoteca e que representa um montante da dívida no momento do vencimento.

Em contraste, o valor real é aquele que reconhece o efeito da inflação sobre o título ou ação e estabelece um novo custo para o mesmo.

O valor nominal pode ser variável, dependendo do que você está avaliando, mas, por exemplo, um valor mobiliário é aquele para o qual foi originalmente emitido. Em outros casos, como a valorização de uma economia, a desvalorização é a depreciação do valor nominal da moeda de um país contra os outros países estrangeiros. O contrário seria a reavaliação cambial da moeda nacional. Enquanto a moeda em questão tem um valor de referência, ela é afetada pelas vicissitudes da economia e, assim, pode ser alterada positiva ou negativamente.

Outros valores considerados pela economia como nominal são o valor líquido atual, o atual, a capitalização, o composto, o contável, o mercado, a primeira classe, a renda fixa, o patrimônio liquido, o residual ou de recuperação, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Valor nominal