Conceito de Valentia

ValentIaValentia é o termo utilizado para referir-se a um tipo de atitude ou sentimento que tem uma pessoa diante de uma situação de perigo ou medo. A valentia não é mais que a força que uma pessoa tira de dentro para reagir de maneira heroica ou atrevida em situações nas quais o medo, o perigo, o pânico estão presentes. Normalmente, a sensação de valentia é aplicada a inúmeras situações e inclusive, o termo é usado em sentido figurado ou metafórico para fazer referência a situações em que não há um perigo real, porém há pessoas que se atrevem a fazer algo (por exemplo, vencer um exame).

A valentia é uma sensação ou atitude que somente os seres humanos podem ter, pois apresentam certa racionalidade sobre situações nas quais um animal atuaria normalmente por impulso ou instinto. Assim, a valentia é entendida como uma força de vontade interna, também a decisão de fazer algo pelo próprio bem ou dos outros em situações em que pode sair prejudicado ou inclusive morto. Muitas vezes, a valentia é a etapa em que a pessoa consegue lidar com esse medo, sobrepondo-se a ele e realizando diferentes ações sem importar com o que pode acontecer.

A valentia é um sentimento nobre porque envolve arriscar o próprio bem por um fim específico que pode ser para si mesmo ou não, mas que sempre estabelece um possível risco. Em numerosas ocasiões, a valentia significa ter que tolerar algum tipo de dor ou sofrimento, enfrentá-lo e tratar de tirar dessa situação específica os melhores resultados possíveis. Neste sentido, trabalhos ou ocupações nas quais as pessoas resgatam de outros (homens ou animais) que estão infelizes ou em risco sempre ficam com valentia porque as situações de risco podem voltar também contra si mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Valentia