Conceito de Vacina

O termo vacina pertence a área de saúde. O dicionário define a palavra vacina como qualquer substância que ingerida ou injetada a um indivíduo proporciona imunidade a uma determinada doença. A vacina é o melhor exemplo de imunização que existe contra doenças em geral. O descobridor da vacina foi um médico inglês que pesquisava para curar a varíola durante uma epidemia em 1796 embora se acredite que já existiam estudos sobre isso na China e na India em forma de medicina popular.
Também os turcos fizeram algumas tentativas mas foi Edward Jenner que consegui elaborar a vacina através da observação da doença previamente em vacas. Observou que as mulheres em contato com as vacas apresentavam os mesmo sintomas da doenças que as vacas, com menor intensidade. Então ele chegou a conclusão, depois de vários experiementos, de que seria possível prevenir o ataque da doença descobrindo a vacina. Desde então os contantes avanços da medicina fazem possível a criação de vacinas para as mais diversas doenças.

Hoje em dia existem vacinas contra sarampo, hepatite, febre amarela, varíola, difiteria, tétano meningite, poliomielite caxumbra, peneumonia e outras. A correta vacinação da população pode fazer com que uma doença seja erradicada como aconteceu com a varíola no Brasil. Algumas doenças apresentam agentes que estão em constante evolução como o virus da gripe, o que torna necessário a criação constante de versões atualizadas das vacinas para que possam ser eficientes.

Vacinas são geralmente elaboradas a partir dos virus ou bactérias que provocam as doenças, de uma forma que se encontrem mais fracos.O corpo depois de receber essa substância cria anticorpos que possiblitam a imunidade que protege o organismo. Então quando o corpo é atacada por algum agente patológico, a doença não chega a desenvolver-se.O francês Louis Pasteur ficou conhecido pela elaboração da vacina contra a raiva. Em resumo, uma vacina é um preparado de antigenos ( subustâncias que provocam a formação de um anticorpo específico) que ao chegar dentro do organismo provoca a produção doa anticorpos necessários o que faz surgir uma defesa do organismo como resposta ao “ataque” dos microorganismos patogénicos ( organismos que podem provocar doenças).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Vacina. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/vacina >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vacina