Conceito de Utopia

O termo utopia é usado para designar um projeto ou uma idéia bastante otimista que se faz de algo que no momento se apresenta como irrealizável. Ou seja, é uma utopia uma doutrina ou um plano que não será possível de realização diante das condições existentes no momento.

No entanto em outras conotações como por exemplo a sociológica, uma utopia pode ser concebida como uma idéia motivadora de ideologias ativas. Por otro lado a utopia econômica predica a vida sem a necessidade básica do dinheiro utilizando artigos como material de troca e onde o trabalho realizado é aquele que agrada ao indivíduo. Também supõe uma distribuição equitativa dos bens da sociedade e por fim a utopia política que deseja a paz a nível mundial.

Este concepto de acordo com alguns especialista foi utilizado pela primeira vez pelo pensador inglês Thomas More en 1503. Este autor escreveu em latim uma obra que descrevia um lugar onde se poderia desenvolver uma sociedade perfeita, um lugar novo e puro e chamou tal obra de Utopia. Na sociedade idealizada por More, os habitantes se dedicariam a atividades tranquilas e prazeirosas como a arte e a leitura, e as guerras seriam praticamente inexistentes, construindo uma sociedade harmônica e pacífica. Por isso o termo utopia se liga diretamente a idealização de um lugar ou de uma vida em um sistema altamente otimista que num primeiro momento se ve de impossível realização. Desde a publicação deste livro se considera utopia tudo aquilo que é tão perfeito, modélico que é impossível de encontrar ou construir.

O termo tem origem grega e significa lugar que não existe. E pode referir-se tanto a idéias passadas ou futuras. Este vocábulo se liga diretamente a idéia de fantasiar o mundo real. As vezes o termo utopia se difere do termo utópico. Utopia se referea idéias normalmente inovadoras e revolucionárias mas que dentro da realidade em que estão inseridas são de impossível realização. O termo utópico é usado para designar alguma coisa muito desejada mas de improvável alcance. Em resumo se pode definir utopia como um lugar imaginário onde a existência é feliz. Um lugar onde reinam a paz, a harmonia e a justiça. Um lugar que reune todas as características da perfeição o que torna possível uma vida equlibrada, adequada e plena.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Utopia