Conceito de Utilidade

Utilidade. Referente a qualidade daquilo que é útil. Utilidade é o que se pode aproveitar de algum objeto ou situação. As coisas podem ter ou não alguma utilidade. Mas isso não depende do objeto e sim de quem dá a utilidade ao objeto. A utilidade é o que torna algo útil, que proporciona ao objeto da utilidade, um certo valor para atender às necessidades do ser humano. A utilidade pode representar- se por diferentes vertentes. Por exemplo a fome é uma necessidade do ser humano de alimento. Um pão saciaria essa necessidade com uma utilidade básica. Mas se o ser humano tem a possibilidade de escolher entre um pão, um arroz, uma carne, ele exerceu seu direito de preferência dando diversidade a utilidade.

A utilidade é o benefício que se pode obter ao realizar uma transação , no que se refere a economia. Na área de economia este conceito se formou durante o século XIX porque os economista da época procuravam uma forma de alcançar um indicador do nível de satisfacção dos indivíduos. Tal conceito tem forte referencia con o valor das coisas. Existindo uma relação entre o valor das coisas e a utilidade que surge do consumo destes objetos. Desse modo é o individuo, neste caso o consumidor que prioriza uma coisa sobre outra exercendo seu direito de preferência.

Desde este ponto de vista o conceito de utilidade tem uma vertente objetiva (responder a uma necessidade imediata) ou marginal. Essa noção de marginal é exatamente a prioridade que o ser humano dá, o valor diferente que atribui a um bem, um acontecimento, um objeto.A utilidade passa a existir em dependência do que se obtem. Na economia utilidade poderia ser um sinônimo de lucro. É utilizada para estudar o consumo dos consumidores. Neste caso quanto maior for o número de pessoas por exemplo, que consuma determinado objeto, maior será sua importância, sua utilidade.

Em resumo utilidade é a base de valor que o ser humano proporciona aos bens ou aos serviços que lhe dão satisfação. No terreno da economica é o benefício que se pode obter ao realizar uma transação.
Simone Sousa

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Utilidade