Conceito de Usina hidroelétrica

Usina-hidroeletricaUma usina hidroelétrica, como seu próprio nome diz, é uma instalação desenvolvida em um determinado lugar com a missão de aproveitar a massa de água em movimento para transformá-la em energia elétrica.

Basicamente, a usina hidroelétrica é encarregada de conter a água dos rios e armazená-la em um reservatório. São necessárias turbinas que se acoplam a alternadores, pois as turbinas convertem a energia cinética em energia mecânica. Já o alternador é um tipo de gerador de energia cuja função primordial é a conversão da energia mecânica em energia elétrica.

As represas são construídas normalmente pelo acúmulo de água dos rios e por mudar o curso de água habitual. É justamente o desnível de água que facilita a concretização da energia.

Vale destacar que a construção de uma barragem é determinada pelas características geográficas do terreno em questão e obviamente pelo curso da água.

Normalmente são erguidas barragens de terra ou concreto, embora a última seja mais frequente e eficaz por ser mais sólida e resistente. Esta situação lamentavelmente tem os terrenos circundantes inundados com regularidade e com isso afeta o ecossistema aquático. Outros elementos também tornam seu funcionamento mais efetivo, como a sala de máquinas, que é o lugar que guarda as turbinas e alternadores, entre outros.

Sendo assim, as usinas hidroelétricas são construções utilizadas em todo mundo por causa desse beneficio que a água nos proporciona em transformar-se em energia. Esta situação é muito apreciada pelo planeta diante de tanta tecnologia, entretanto, apesar dos benefícios, as mesmas podem trazer desvantagens também.

Como beneficio podemos mencionar os baixos custos de manutenção e exploração, sua limpeza e a não utilização de combustível. Por outro lado, existe um longo tempo e dinheiro investido para sua construção, além de consequências negativas ambientais como alteração da flora e da fauna aquática, impossibilidade de navegação e alteração do terreno.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Usina hidroelétrica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/usina-hidroeletrica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Usina hidroelétrica