Conceito de Urso

UrsoO urso é um mamífero grande e forte que habita as zonas com escassa presença de humanos, geralmente em montanhas remotas. É um animal onívoro e plantígrado, com pelos espessos, forte dentição e garras utilizadas para trepar em árvores ou caçar suas presas.

Na atualidade, existem várias espécies de ursos e quase todas elas estão em perigo de extinção, especialmente os ursos panda gigante, grizzly, polar e pardo.

O processo de hibernação

Entre suas diversas características, há uma que se destaca sobre as demais: a hibernação. É um fenômeno associado às condições climáticas do inverno e consiste na redução drástica das constantes vitais (a frequência cardíaca e a temperatura corporal) para manter-se em um estado de letargo durante os longos e tenebrosos invernos. Antes da hibernação, os ursos consomem grandes quantidades de alimentos e preparam seu organismo para reduzir ao máximo seu consumo de energia.

O urso na vida dos homens

O urso é um animal de grande ferocidade que refletiu para todo tipo de testemunhas, como no romance Miguel Strogoff de Julio Verne, onde é conhecida a luta de alguns personagens com esses animais. Apesar disso, o urso é um animal que desperta simpatia porque tem um aspecto amável e dócil. Prova disso é que o urso de pelúcia é o bichinho de pelúcia mais conhecido internacionalmente pelo público infantil.

No mundo circense, o urso continua sendo uma das atrações mais valorizadas. No entanto, os grupos a favor dos animais continuam tentando o desaparecimento dessa prática. No mundo da caça ocorre algo parecido, pois tradicionalmente o urso tem sido uma figura muito valorizada e isso tem diminuído notavelmente sua presença (isso aconteceu na Romênia por causa do hobby com a caça através do ditador Nicolae Ceaușescu).

A figura do urso entre as crianças

O urso como personagem faz parte de uma longa tradição: é personagem importante das fábulas (uma das mais conhecidas é a história dos três ursinhos) e dos desenhos animados (Baloo, Bubu, Misha, Yogui, entre outros). Também aparece como ícone do estado da Califórnia, símbolo da cidade de Madrid e mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980.

A força do urso é reconhecida em algumas expressões. Existe uma muito curiosa, como o abraço de urso, que expressa uma circunstância de seu próprio gênero: quando alguém lhe demonstra carinho, mas que na verdade está lhe traindo. “Pensou que estavam lhe ajudando, mas na realidade era um abraço de urso”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Urso