Conceito de Urocultura

UroculturaA urocultura é um estudo realizado em laboratórios de microbiologia que consiste na coleta da urina com a finalidade de identificar o germe causador de uma infecção urinária. Além do mais permite conhecer o grau de sensibilidade ou resistência aos antibióticos para este tipo de infecção com o objetivo de ser tratado e identificado pelo médico responsável.

Este é um exame realizado com grande frequência, pois as infecções de trato urinário são o segundo tipo mais comum de doenças infecciosas depois das infecções respiratórias.

Os resultados da urocultura são reportados como unidades formadoras de colônias por milímetro (UFC/ml). As bactérias isoladas com maior frequência são Escherichia coli, Proteus e Klebsiella; já para os diabéticos mal controlados se destacam as bactérias como a Pesudoma.

Em quais casos pode-se solicitar uma Urocultura

A urocultura deve ser solicitada diante da suspeita de uma infecção urinária: podendo ser baixa no caso de uma uretrite ou cistite, ou então, alta diante da suspeita de uma pielonefrite.

Também deve ser solicitada antes da prática de algum exame, cirurgia urológica, gravidez, em pessoas com dores lombares acompanhadas de febre por vários dias, ou então, em homens com dores e sintomas de aumento no tamanho da próstata.

Preparo especial para a coleta

É importante que a coleta seja realizada de forma adequada para evitar qualquer tipo de contaminação e que possa ocasionar um resultado falso.

1. Lavar os genitais apenas com água e sabão antes de coletar a amostra. Deve ser evitado o uso de antissépticos.

2. Descartar o primeiro jato da urina, já o seguinte deve ser colocado em um recipiente estéril para posterior análise.

3. Entregar a amostra ao laboratório responsável dentro das primeiras horas depois de realizada a coleta. Se possível deve ser mantida e transportada de forma refrigerada.

4. No caso de crianças, a coleta deve ser feita em saquinhos plásticos colocados nos genitais e dentro da fralda. Caso a criança não urine dentro de uns trinta minutos, o saquinho plástico deve ser trocado por outro para evitar a probabilidade de contaminação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Urocultura