Conceito de Urgência

Urgência. Termo que em linhas gerais se refere a qualquer coisa que apresente um caráter urgente, ou seja que apresente uma necessidade ou uma falta indiscutível de algo ou ainda de alguém algo que se deve resolver de maneira imediata. Esta palavra deriva do verbo urgir que quer dizer “algo que não aceita demora”. No dicionário urgência é a qualidade de caráter urgente, pressa.
Uma urgência pode ser enquadrada em várias situações diferentes. Pode ter um caráter de urgência uma pressa excessiva para ir a um determinado lugar, pode ser urgente uma necessidade de alimento no caso de pessoas altamente desnutridas ou ainda o termo pode ser usado em questões psicológicas existindo a urgência de uma companhia, de atenção ou em casos mais graves de intervenção médica psiquiátrica.
No entanto a maioria das vezes o conceito de urgência está ligado as questões médicas em relação a problemas de saúde ou a acidentes. Neste caso uma urgência é qualquer situação que põe em perigo a vida de alguém ou de alguma de suas partes do corpo. No caso deste tipo de urgência, as urgências sanitarias é crucial a rápida ação dos profissionais implicados na situação para que se consigam bons resultados.
Uma urgência se caracteriza por uma situação que precisa ser resolvida imediatamente sem poder ser adiada. No caso das questões médicas a demora desta ação pode ocasionar a morte do paciente. É um termo bastante parecido a emergência com a diferença de que a emergência é para algo crucial que precisa ser feito, mas o sentido de imediato é para a palavra urgência. Esta diferença só se nota no campo da medicina. Por exemplo um problema cardíaco seria uma emergência e um braço quebrado uma urgência.
Finalmente uma urgência é algo que não pode esperar.
Simone Sousa

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Urgência