Conceito » Urbanismo

Conceito de Urbanismo




O termo urbanismo está definido no dicionario como “conjunto das questões relativas a arte de edificar uma cidade” ou seja é a forma que os profissionais implicados na ação utilizam para expressar sua maneira de ver a cidade. A palavra urbanismo tem sua origem na palavra latina urbs-urbis que siginifica exatamente cidade.
O urbanismo se encarrega da urbanização de uma cidade. Urbanismo e urbanização são conceitos bastante parecidos e se diferenciam apenas em que o urbanismo está mais associado a idéia de urbanizar e a definição de urbanização está más ligada a ação. De fato urbanismo é considerado como uma disciplina , uma técnica da arquitetura que se relaciona com o planejamento de por exemplo, uma cidade, seu maior objeto de pesquisa e intervenção. Esse conceito surgiu mais ou menos depois da revolução industrial porque existia a necessidade de encontrar soluções para arrumar o estado de caos em que se encontravam as cidades na época.
Hoje em dia o planejamento urbano está cada vez mais crescente devido ao crescimento massivo das grande cidades e a necessidade de espaços alternativos que este crescimento demanda. Isto tem como resultado fatores importantes para resolver, como facilitar o movimento de pessoas nas cidades com o aumento de vias públicas, conseguir melhor comunicação entre bairros e espaços adequados tanto para os tipos diferentes de transportes como para sua quantidade. Por outro lado, outro fator que move a questão urbanísitca é a especulação dos terrenos na relação de máximo aproveitamento para obter com isso melhores valores de compra e venda.
O urbanismo se refere em realidade a uma linha de construção urbana mesmo que esta não esteja planificada. Em geral o urbanismo é a ciência que se ocupa da organização de um espaço urbano acompanhando seu desenvolvimento com o objetivo de buscar a melhor localização para as ruas, para os edifícios, as instalações públicas de maneira que a população que viva nestes espaços encontre um lugar agradável e também cômodo e com adequadas condições sanitárias para viver. Em resumo, o urbanismo estuda as formas de apresentação do espaço urbano e procura caminhos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através das diversas transformações que pode oferecer a determinado espaço.
Simone Sousa

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)