Conceito de Urânio

Uranio

Elemento químico presente na natureza e nos seres vivos

O urânio é um dos elementos químicos metálicos mais populares da natureza, uma vez que se encontra presente no ambiental natural das águas e das rochas, como também dos seres vivos.

Metálico, maleável, dócil e radiativo

Como destacado, trata-se de um elemento químico caracterizado por ser de metal, fácil de trabalhar e modelar, além de possuir radiatividade. E é justamente essa radiatividade e a disposição do átomo de gerar uma ou mais divisões entre as partes, com grande liberação de energia, que são os sinais mais característicos entre o vasto universo de elementos químicos.

Componente das bombas atômicas

Também não podemos deixar de destacar que o urânio é usado na fabricação das bombas atômicas.

As bombas atômicas são instrumentos ou armas bélicas empregadas dentro de um conflito militar entre duas ou mais nações que são capazes de liberar grande quantidade de energia de forma bem violenta como consequência da fissão de certos componentes, tais como o urânio.

O urânio apresenta uma conotação negativa tão popular por causa de sua grande intervenção e protagonismo na hora da fabricação de armas bélicas imensamente destrutivas como é o caso da bomba atômica.

Outra particularidade que destaca o urânio é seu peso atômico, o mais importante de todos os elementos existentes na natureza.

Ele é classificado pela letra maiúscula U e o número atômico 92.

Descoberto no século XVIII por um químico alemão que colocou esse nome em homenagem ao planeta Urânio

Sua identificação se deve ao químico alemão Martin Heinrich Klaproth, que no final do século XVIII o descobriu como um óxido. Decidiu dar-lhe esse nome tão particular em homenagem ao planeta Urânio (descoberto alguns anos antes). Entretanto, o urânio existia no planeta Terra há milhares de anos em baixas concentrações, assim, de acordo com os dados dos seus estudiosos foi resultado da explosão das estrelas.

Atualmente, existe uma indústria destinada ao urânio que trata de sua extração da natureza através de diversas técnicas para em seguida ser concentrado.

Outros usos do urânio

Para tirar um pouco desse estigma, podemos dizer que o urânio é utilizado também no contexto da fotografia, na fabricação de vidros, como combustível, entre outros usos.

Imagem: iStock, JacobH

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Urânio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/uranio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Urânio