Conceito de Universo

tierra luna y sol azul

O universo é a soma de tudo o que existe juntamente com suas leis físicas. Isto engloba o tempo, o espaço, a matéria, a energia, etc. Segundo os cientistas, o universo tem aproximadamente treze milhões de anos e uma extensão visível de noventa e três milhões de anos luz.

No momento, a teoria do "Bing Bang" postulada pela primeira vez por George Lemaitre, é a mais aceita para explicar o início do universo. Explicada de maneira vaga e sucinta, segundo esta teoria os objetos do universo estão separando-se continuamente, uma vez que deveriam estar juntos. Nesse princípio, o universo tem uma maior temperatura do que densidade. Logo, sua temperatura começou a baixar à medida que se desenvolveu sua expansão. A ideia do Bing Bag estabelece que, se dois elementos estiveram juntos em um momento, uma forte explosão os separou e os tornaram elementos separados que formaram o universo: planetas, estrelas, meteoros, satélites, etc.

Embora haja consenso na ciência sobre o início do universo, as divergências aparecem quando se trata de sua conclusão. As duas possibilidades são muitas vezes embaralhadas, como uma expansão constante ou uma contração.

O homem sempre teve curiosidade por explorar o espaço que o rodeia e o mesmo que levou Cristóbal Colón a navegar em mar aberto para encontrar possíveis rotas para o mercado da coroa espanhola, e o que também levou cientistas físicos a criar instrumentos pra observar o cosmos. Apesar de todas as propostas apresentadas pela ciência, o certo é que o Universo está cheio de enigmas. Um deles é seu tamanho, uma vez que este supera amplamente o possível de ser visto; outro se relaciona com sua forma, podendo ser plano ou curvo. Estes exemplos colocam em clara evidência que as especulações da ciência continuam seu curso, podendo levar uma análise impensável em primeiro momento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Universo