Conceito de Unitário

UnitarioO termo unitário se refere à unidade que está relacionada a si mesma. No entanto, podemos dizer que unidade é a propriedade de todo ser e que não pode dividir-se sem que sua essência seja alterada ou destruída por esta situação. Também, a unidade estabelece singularidade, tanto no número como na qualidade.

Por outro lado, o termo unitário apresenta um significado especial dentro do contexto histórico argentino, pois é chamado desta maneira, um dos partidos políticos de maior destaque do século XIX na Argentina.

O Partido Unitário era um grupo político de tendência liberal que tinha como principal finalidade a necessidade de instalar um governo centralizado dentro do país, que no momento era chamado de Províncias Unidas do Rio da Prata.

O unitarismo cobrou entidade e importância desde os tempos da Revolução de Maio e tomou como modelo o centralismo defendido pela França napoleônica. Basicamente, acreditava-se que a nação preexistia das províncias e que elas eram apenas divisões internas que não apresentavam importância política.

Os unitários, ou seja, eram aqueles que promoviam, coincidiam e faziam parte deste partido político que era parte da elite portenha formado por intelectuais, militares, membros da classe alta que residiam na cidade de Buenos Aires. A ideia era que Buenos Aires comandasse os destinos do país e que tivesse o poder sobre as demais províncias.

Tudo isso acontecia do ponto de vista política, no entanto, do ponto de vista econômico, o Partido Unitário tinha como proposta o livre comércio, onde Buenos Aires fosse o único território portuário e a aduaneiro, que modernizasse o sistema financeiro criando um banco central emissor de moeda e que contratasse empréstimos para o financiamento de obras indispensáveis para o desenvolvimento do país.

A oposição deste grupo foi dada pelo Partido Federal, que propunha absolutamente o contrário de tudo. Além disso, todo partidário de partido político argentino recebia o nome de unitário.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Unitário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/unitario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Unitário