Conceito » Unicelular

Conceito de Unicelular




Com o descobrimento do microscópio teve inicio o estudo do menor elemento que se pode considerar seu vivo na Terra, a célula. Com este instrumento se pôde começar a investigar as propiedades e funções das células. Um organismo pode ser pluricelular ou unicelular. O termo unicelular se refere a um corpo que possui apenas uma célula na sua constituição como por exemplo os protozoários ou as bactérias. Esta única célula realiza todas as suas funções vitais.

As bactérias são os seres unicelulares mais primitivos que existem. Embora primitivos elas possuem as organelas intra e extracelulares que constituem uma célula. Os protozoários são os unicelulares mais complexos. Possuem muitas organelas, forma para locomoção e material genético. Os organismos unicelulares ainda que pareçam insiginificantes são os de maior representação na Terra. Ou seja, a grande maioria dos seres vivos que existem na Terra são organismos Unicelulares. Quase todos os seres unicelulares são procariotas como as bacterias, que são seres com uma estruturas mais simples. Os demais são chamados eucariotas como os protozoários, as algas e alguns fungos, que são os que tem o núcleo definido e uma estrutura mais complexa. Las procariotas são de menor tamanho e as eucariotas maiores. Os seres unicelulares são considerados mais primitivos que os pluricelulares porque são menos complexos. Os organismos unicelulares podem dividir -se e formar dois sujeitos pelo processo conhecido como mitose. Este processo é utilizado pelos organismos unicelulares para sua separação, reprodução e crescimento.

A ameba é um exemplo conhecido de um ser unicelular. Ela consegue se alimentar através de algumas extensões parecidas a uns tentáculos e depois expele enzimas para poder digerir esses alimentos, realizando uma digestão intracelular que se conhece por fagocitose. Também podem agrupar-se em lugar de dividir-se formando grupos para melhorar sua eficiência. Organizam espécies de colônias onde cada uma realiza sua função embora vivam numa única entidade. A formação da colônia é o primeiro passo para a transição do unicelular ao pluricelular. Atualmente se estuda a produção da proteina dos organismos unicelulares com o objetivo de ajudar a nutrição humana. Como estes organismos crescem rapidamente existe um grande interesse na sua produção ainda que no momento seja algo bastante caro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)