Conceito de Ulterior

UlteriorO conceito ulterior é utilizado em nosso idioma quando queremos indicar que algo está em continuidade ou além de outra coisa, como também é possível ser utilizado para referir a algo que foi dito ou que aconteceu em seguida, ou seja, aquilo que foi posterior a um determinado acontecimento.

No entanto, deve-se destacar que embora esse conceito corresponda às condições mencionadas, não é usado popularmente como outros sinônimos: posterior, seguinte, consecutivo, subsequente, sucessivo, vindouro, próximo. Isto é, para referir exatamente ao exposto nas linhas acima é mais comum utilizar os sinônimos de ulterior, especialmente na linguagem coloquial.

Porém, nas comunicações mais formais realizadas em certas áreas como a jurídica, é comum a utilização desse conceito. Inclusive esse termo está associado a outros que formam conceitos específicos dentro do campo legal. É por isso que para aqueles que dominam esse assunto ou se desenvolvem nesse espaço a palavra ulterior não é nada estranha.

Após esse esclarecimento, devemos citar que a palavra ulterior também é especialmente utilizada para descrever ou mencionar aquilo que se encontra posteriormente, num lugar próximo, em seguida ou após o acontecimento de algo; já em menor proporção é usado para expressar questões analisadas com profundidade.

Anterior é a palavra que se opõe a ulterior, justamente porque indica o contrário, significa que algo ou alguém pode ser antecedido ou precedido pelo outro seja por um tempo ou por um lugar.

Além disso, esse conceito é utilizado na história para designar a divisão hispânica. Hispânia foi o nome dado pelos fenícios e em seguida pelos romanos à Península Ibérica.

Quando os romanos, em sua ânsia de conquistas, tiveram o controle do território citado, a província foi dividida em duas e uma delas passou a ser chamada de Hispânia Ulterior, denominada assim por sua posição. Isso ocorreu em 197 a.C., já no ano de 27 a.C. a mesma desapareceu.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ulterior