Conceito de Turismo Sustentável

Turismo: uma das práticas humanas mais utilizadas

O turismo é sem dúvida uma das práticas humanas mais utilizadas no mundo inteiro. Ele ocorre, geralmente, durante as merecidas férias que temos direito e após uma longa e dura jornada de trabalho ou estudo.

Um grande número de pessoas decide fazer turismo quando chegam as férias, ou seja, essas pessoas viajam para outras localidades como cidades e países para descansar, passear, realizar compras, conhecer lugares pela primeira vez, entre outras opções.

No entanto, nos últimos anos, como consequência do “boom” ocasionado no turismo por causa da facilidade que existe das pessoas se deslocarem de um lado para o outro é que surgiram diversos tipos de turismo. E um deles que vamos tratar neste artigo é o Turismo Sustentável.

Consciência sobre o cuidado com o meio ambiente

O turismo sustentável se caracteriza pela extrema consciência em cuidar do meio ambiente. É desta maneira que este tipo de turismo está orientado para satisfazer as necessidades dos viajantes, como também contribuir com o desenvolvimento e crescimento econômico da região, por exemplo, oferecendo lugares de hospedagem que a própria comunidade administra e atende; assim como oferecendo produtos naturais e típicos da região para o turista consumir como parte da aventura.

A grande atração é justamente poder participar das atividades típicas desenvolvidas nas zonas rurais

Vale destacar que este tipo de turismo é desenvolvido e oferecido nas zonas rurais e agrestes, onde predomina a vida verde e o contato com a natureza é imediato. Inclusive, em muitos destes lugares parte da atração é justamente participar das atividades típicas do campo, tais como: ordenar as vacas, interagir com ações de agricultura, irrigar as plantações, observar algumas produções através das matérias primas colhidas, entre outras.

Aplicação de hábitos saudáveis para o planeta

Em relação ao meio ambiente, pode-se dizer que estes lugares propõem ao turista deixar de lado certos costumes cosmopolitas e adaptar-se a seus usos e hábitos que implicam no cuidado com a saúde do planeta, tais como locomover-se a cavalo ou em bicicletas no lugar de usar automóveis, não maltratar a flora e a fauna, entre outros atos.

Foto: iStock - lcodacci

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Turismo Sustentável