Conceito de Trovão

Trovao

Estrondo bem forte característico das descargas elétricas

O trovão é dos fenômenos mais comuns do mau tempo, ou seja, trata-se de um som muito forte, um estrondo de ampla sonoridade característico das descargas elétricas. Isto é, quando escutamos o som de um trovão significa a clara antecipação de chuva forte.

Resultado da onde de choque que acontece quando um raio aquece o ar entre as nuvens que se movem

Este som característico é resultado da onda de choque que acontece de maneira espontânea quando um raio aquece o ar presente entre as nuvens que se movem. Estima-se que o calor seria de aproximadamente uns trinta mil graus centígrados. Esse ar tremendamente quente aumenta de volume e se estende a uma velocidade muito rápida misturando-se ao ar frio. Assim que ocorre o encontro desses ares tão opostos é que acontece o sonoro estrondo de um trovão.

Provoca medo, principalmente nas crianças

Dizemos que o trovão é temeroso por ser muito forte e estar associado a uma chuva intensa acompanhada de raios. Assim, as pessoas costumam ficar com muito medo e inquietas com o barulho.

Já nas crianças, por exemplo, o trovão costuma causar pânico e medo ao ser ouvido. Elas gritam, choram, além de pedir ajuda e proteção aos seus pais. As crianças costumam ter muito medo dessas descargas, principalmente dos raios, relâmpagos e trovões. Uma reação habitual, além de chorar e gritar, é sair correndo e esconder-se em algum lugar que considera seguro, como é o caso do quarto da mãe e do pai.

Outro elemento que acompanha o trovão, o raio e a chuva é a escuridão do céu, o que obviamente também causa pânico e medo nessas pessoas.

Um estrondo como se fosse o tiro de um revólver ou de fogos de artifício

Além de tudo, o termo trovão é muito utilizado na linguagem coloquial para designar o estrondo de uma arma de fogo (como de um revólver), assim como demonstra um barulho similar de quando se soltam os fogos de artifício.

Imagem: iStock, David Parsons

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Trovão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/trovao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Trovão