Conceito de Trilogia

TrilogiaO termo trilogia é muito utilizado em nosso idioma, especialmente nas áreas da literatura e do cinema, usado para denominar a série de três obras literárias ou produções cinematográficas pertencentes ao mesmo criador ou autor e que apresentam uma unidade e correlação em matéria de conteúdo.

Geralmente essa unidade que destacamos na trilogia tem a ver com a continuação da mesma história ou com a apresentação de um mesmo protagonista, embora atue em outra aventura.

Nos dias de hoje, as pessoas são fanáticas por este tipo de história seriada em três partes. Elas ficam na ânsia de assistir o próximo capítulo para saber o final da história.

Quando escolhemos uma trilogia de destaque dos últimos tempos da área da literatura não podemos deixar de mencionar o livro Cinquenta tons de cinza, além de suas continuações Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade, escritas pela autora E. L. James. Essa trilogia relata a história de amor e paixão que vive um empresário e uma jovem recém-formada. No entanto, o romance chamou tanta atenção por tratar-se de uma proposta hipertransgressora em matéria de um erotismo exacerbado.

Dentro das trilogias inesquecíveis do cinema não podemos esquecer “O Padrinho”, dirigida por Francis Ford Coppola, que conta a história de um chefão da máfia, Don Vito Corleone, e sua família. Esta trilogia foi fundamental para a carreira de muitos autores famosos como Marlon Brando, Robert De Niro, Al Pacino, Andy Garcia, entre outros.

No entanto, devemos ressaltar que este conjunto de obras não é uma invenção dos tempos modernos, nem mesmo sua origem remonta cento anos atrás, na Grécia Antiga, mais precisamente, quando se usava o termo trilogia para denominar as três tragédias que o autor apresentava em um concurso popular que acontecia em cada celebração do Deus grego do vinho chamado Dionísio.

A tragédia grega é sem dúvida um gênero dramático por excelência e que estimula muitos outros ao longo do tempo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Trilogia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/trilogia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Trilogia