Conceito de Tribos Urbanas

Tribos-UrbanasTradicionalmente, em nosso idioma, o conceito de tribo se refere ao grupo social cujos integrantes compartilham os mesmos usos, costumes, tradições e antepassados. Assim, muitos povos primitivos de nossa civilização passaram a ser chamados de tribos.

Embora esse termo continue sendo aplicado, vale destacar que nos últimos anos foi dada uma referência adicional às épocas passadas justamente por chamar de tribo urbana ao grupo de pessoas que coincidem em matéria de interesses, inclinações, gostos e preferências a favor de algo. Isto é, essas tribos urbanas são grupos de pessoas que se unem por apresentar certa afinidade.

O acréscimo do termo urbano a esse conceito tem a ver com o fato de que esses grupos têm sua origem nas grandes cidades e justamente por reunir-se e compartilhar essas afinidades.

Geralmente, as tribos urbanas se juntam por um interesse em comum, por exemplo, a adoração e seguimento a um grupo musical consolida essa inclinação através de diversos símbolos, traços físicos, roupas, entre os mais comuns.

Vale destacar que outra característica de uma tribo urbana é o fato de não seguir a uma cultura dominante, ou seja, eles optam por seguir um conjunto de comportamentos e costumes que muitos não seguem e por este motivo se destacam no coletivo social.

Assim, os fanáticos do gênero musical conhecido como dark, são reconhecidos claramente por sua maneira de vestir na qual a cor preta predomina e nada mais.

Os punks são outro tipo de tribo urbana muito popular nas ruas das grandes metrópoles, desfilam com suas cabeleiras semirraspadas e topetes imensos, com suas jaquetas e calças de coro, além dos famosos coturnos.

Infelizmente, devemos mencionar também, que esta distinção profunda surge dos próprios integrantes da tribo urbana para com o resto da sociedade, o que desencadeia em vários conflitos, casos de violência e manifestações com propostas de oposição.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tribos Urbanas