Conceito de Traumatismo

TraumatismoO traumatismo é uma lesão que pode ocorrer em qualquer parte do corpo produto do efeito mecânico de um agente ou objeto externo que acontece de forma abrupta ou violenta. Os traumatismos dão origem a um trauma ou uma ferida. Quando ocorrem em várias partes do corpo são chamados de Politraumatismo.

As principais causas de um traumatismo são: as quedas, os golpes, os acidentes automobilísticos, as queimaduras, as feridas por armas, o choque elétrico, o afogamento e as situações de desastre natural como terremotos, enchentes, incêndios, entre outros. O grau de lesão ocasionado depende de vários fatores como a intensidade do ocorrido e os órgãos ou tecidos afetados.

Os traumatismos mais comuns afetam tanto a pele, produzindo feridas que podem ser cortantes ou perfurantes, como os tecidos mais profundos ocasionando hematomas, contusões, estiramentos, desgaste dos músculos, dos ligamentos ou até mesmo fraturas. O trauma atinge as estruturas profundas da cavidade afetada, como é o caso do trauma encefálico, que atinge o cérebro e as demais estruturas do sistema nervoso central; do trauma medular; do trauma torácico, que afeta as estruturas como pulmões e coração; do trauma abdominal, por onde podem perfurar as vísceras ou romper órgãos como o baço e o fígado capazes de produzir grandes hemorragias. Esses traumatismos são mais graves quando ocasionam complicações capazes de comprometer a vida por lesão direta dos órgãos vitais ou dos grandes vasos sanguíneos.

O tratamento dos pacientes com qualquer tipo de traumatismo se inicia antes de sua chegada ao hospital ou pronto-socorro. As medidas básicas de primeiros socorros e o cuidado dos ferimentos são de grande importância para estabilizar a vítima. Estas medidas são colocadas em prática por profissionais como bombeiros e paramédicos, entretanto, qualquer pessoa que tenha algum tipo de treinamento nesse sentido poderá ajudar a vítima.

Os primeiros socorros a um paciente com politraumatismo são os seguintes: avaliar o estado de consciência e das vias aéreas, comprovar se a pessoa está respirando e verificar o pulso, controlar as hemorragias através da compressão direta sobre o vaso sanguíneo lesionado e limitar os movimentos para evitar a ocorrência de possíveis fraturas presentes. Também se deve prestar atenção à coluna vertebral, especialmente ao seguimento cervical, já que essas lesões podem causar grandes sequelas irreversíveis.

Dentro de um centro hospitalar são realizadas diversas intervenções para manter a vida do indivíduo enquanto são avaliadas e diagnosticadas as lesões existentes, os grandes traumatismos ou as cavidades que necessitam de procedimentos como cirurgias que servem para avaliar e tratar essas lesões.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Traumatismo