Conceito de Tratamento

TratamentoDe acordo com o contexto em que é aplicado, o termo tratamento se refere a vários assuntos. Em termos gerais, o tratamento refere-se à ação e o resultado de tratar alguma questão ou coisa, quer dizer, a forma ou os meios que serão utilizados para conhecer a essência que compõe algo e que não nos é apresentado de maneira clara, seja porque não se conhece ou porque sua composição foi alterada por outros elementos.

No entanto, num contexto estritamente médico, o tratamento será o conjunto dos meios de qualquer tipo, higiênicos, farmacológicos, cirúrgicos ou então físicos, os quais terão como finalidade primária a cura ou alivio de doenças ou de alguns sintomas, uma vez que já tenha chegado ao diagnóstico das mesmas.

Existem vários tipos de tratamento na hora de suavizar uma doença, onde podemos destacar os seguintes: o médico, que será aquele que emprega fundamentalmente os remédios; o cirurgião, que é aquele que aplica os meios da cirurgia para extrair o mal, o específico, a pessoa orientada para atacar a causa que provoca a doença; o paliativo, aquele que tentará oferecer ao paciente o melhor possível, pois não existe uma cura concreta contra a doença que sofre; a terapia ocupacional; a apiterapia, que é o tratamento empregado com abelhas; a fisioterapia; a reabilitação; a psicoterapia; a radioterapia, entre outros.
Além disso, a instâncias da engenharia ambiental, o tratamento será o conjunto de operações cujo principal objetivo é a eliminação ou redução dos níveis de contaminação, tanto nas águas como nos resíduos.

Por outro lado, num cerimonial, o termo tratamento é utilizado como um sinônimo de título e permite indicar como deverá tratar essa pessoa que possui uma distinção nobre.

E finalmente, o tratamento, também se refere ao procedimento que acontece em uma experiência ou na hora da elaboração de um produto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Tratamento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/tratamento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Tratamento