Conceito de Transtorno Obsessivo Puro

Transtorno-Obsessivo-PuroA saúde é um pilar fundamental no desenvolvimento integral de uma pessoa que se sente bem tanto fisicamente como emocionalmente. Isto é, a saúde é um conceito que se refere tanto ao plano físico como emocional. Uma pessoa com transtorno obsessivo puro apresenta altos índices de sofrimento pessoal como consequência do peso de uma obsessão que sente em não poder controlar. O perfil de uma pessoa com essas características é o de não estar conectada cem por cento com a realidade, no entanto que suas ideias e pensamentos mostram uma distorção do plano real, além de uma alteração de como as coisas são realmente.

Do ponto de vista médico, vale ressaltar que para o tratamento de alguns transtornos obsessivos existem psicofármacos específicos destinados a minimizar os efeitos e sintomas desse transtorno. É importante pedir ajuda profissional embora esse transtorno possa desaparecer completamente se a pessoa conseguir melhorar sua qualidade de vida ao ter um controle mais eficaz sobre suas obsessões. Vale destacar que o paciente pode passar por várias fases ao longo de sua vida, ou seja, pode ter momentos que sinta melhor como também situações de recaída, por isso, é importante reforçar o autoconhecimento e o paciente contar com um seguimento.

É um transtorno que causa ansiedade porque as ideias negativas em forma de obsessão roubam grande parte da energia mental. Aliás, por serem ideias negativas, não são agradáveis e vivem como uma ameaça pessoal trazendo medo, angústia e insegurança.

Existem várias formas que se pode materializar uma obsessão deste tipo. Por exemplo, a pessoa analisa nos mínimos detalhes tudo aquilo que faz ou que deveria ter feito, desta maneira, este sentimento também pode dar lugar ao insuportável peso da culpa. Em relação à saúde, é importante destacar que quanto antes o paciente ir a um especialista será melhor para o tratamento e assim aliviar os sintomas. Entretanto, é comum as pessoas agirem com indiferença diante desses sintomas e passar vários anos sem visitar um especialista.

No transtorno obsessivo puro, a pessoa possui uma tendência inata com a preocupação e a negatividade do pensamento. É muito importante evitar os comportamentos de esquiva e fuga.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Transtorno Obsessivo Puro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/transtorno-obsessivo-puro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Transtorno Obsessivo Puro