Conceito de Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno-Obsessivo-CompulsivoVários tipos de comportamento podem alterar a qualidade de vida do ser humano. Neste artigo vamos analisar o transtorno compulsivo obsessivo, este que causa grande mal-estar emocional. Trata-se de um transtorno condicionado por uma série de pensamentos persistentes e recorrentes que são negativos e produzem sentimentos desagradáveis, além de também influenciar a ação de modo negativo. A pessoa se sente atordoada por uma série de ideias negativas e pessimistas, como também sente que não pode controlar. Outra característica deste transtorno é a intensidade do pensamento. Estes pensamentos causam insegurança, medo, angústia, preocupação, sensação de solidão, frustração e infelicidade.

Estes pensamentos repetitivos são intensos e se transformam em obsessões, focadas em grande parte na atenção mental da pessoa. Estas obsessões não são fruto de uma escolha voluntária, mas sim de ideias que o paciente sente que invadem sua consciência e vontade. Existem obsessões de vários tipos, por exemplo, obsessões vinculadas à saúde, à limpeza, de tipo agressivo como medo de ferir ao próximo, etc.

Como citado anteriormente, a pessoa se sente atordoada por esses sentimentos repetitivos onde o paciente desenvolve seu próprio mecanismo de defesa através de condutas associadas com o objetivo de evitar esses pensamentos. Entretanto, estas condutas repetitivas estão longe de resolver o problema, mas podem ser reforçadas. O importante é lembrar que diante de qualquer problema de saúde emocional é fundamental consultar o caso com um especialista, uma vez que felizmente, graças ao avanço científico, vale ressaltar que hoje em dia o paciente pode melhorar notavelmente sua qualidade de vida e conhecer-se melhor através de terapias eficientes e que ofereçam bons resultados.

Em relação às características habituais do paciente, vale destacar que se trata de um transtorno que pode acontecer em qualquer idade. É um distúrbio que causa muita ansiedade na pessoa e condiciona sua vida tanto em termos profissionais como nas relações pessoais com os amigos. Além disso, é fundamental entender que as condutas associadas ao transtorno obsessivo compulsivo não se referem às manias e vícios de uma pessoa. Trata-se de um problema real.

Além do diagnóstico geral, vale ressaltar que cada paciente é único e exclusivo, portanto, cada caso é diferente do outro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Transtorno Obsessivo Compulsivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Transtorno Obsessivo Compulsivo