Conceito de Transtorno Mental

Transtorno-MentalO bem-estar de um ser humano exige equilíbrio do corpo e da mente. Em certas ocasiões, este equilíbrio poder ser quebrado por alguma doença física que influencia o ânimo da pessoa em forma de frustração, irritação, dor e tristeza. Mas também pode causar o efeito contrário, ou seja, um mal-estar emocional pode derivar de uma dor física porque as emoções também são somadas.

Essencialmente, os transtornos mentais são alterações dos processos cognitivos que afetam a percepção que o sujeito tem da realidade através da perda de objetividade. O transtorno mostra uma alteração em um padrão de conduta habitual que reflete em uma determinada mudança. Cada caso é diferente, portanto, para tratar de forma efetiva um transtorno mental convém abordá-lo de maneira individual de acordo com as peculiaridades que mostra um paciente.

Os transtornos são tão complexos que seus sintomas podem ser manifestados em qualquer pessoa de forma diferente ou com aspectos concretos. O psiquiatra é o profissional qualificado para fazer um diagnóstico adequado de um transtorno mental, portanto, é fundamental delegar a saúde nas mãos de profissionais competentes que podem determinar um diagnóstico e oferecer ao paciente um tratamento específico além de fazer um seguimento.

No caso de alguns transtornos mentais pode ser necessário tomar medicação. Os transtornos mentais não classificam as pessoas, mas se referem ao seu sofrimento. Conhecer o que acontece com uma pessoa lhe proporciona bem-estar, uma vez que toda informação de saúde faz bem para a vida de um ser humano.

Existem vários tipos de transtornos mentais. Por exemplo, a neurose afeta a percepção que o sujeito tem de si mesmo a partir do ponto de vista de sua individualidade e de suas relações com os demais. Por outro lado, a psicose pode mostrar alguns sintomas como alucinações e delírios.

Em alguns casos, há transtornos mentais que levam o paciente ao isolamento social e a deixar de lado as relações interpessoais. Por isso, é muito importante que a pessoa que sofre algum tipo de transtorno mental receba apoio psíquico do ambiente que está inserido, pois o carinho é um remédio fundamental para adicionar uma dose de autoestima, confiança e força à vida de qualquer pessoa que sente que não está sozinha.

Este processo é muito complexo, então, o aconselhável é que o psiquiatra de orientações aos familiares do paciente sobre a forma de agir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transtorno Mental