Conceito de Transtorno de Personalidade Múltipla

Transtorno-de-personalidade-MultiplaA mente humana é realmente complexa e existem distúrbios de vários tipos. Hoje vamos focar a atenção no transtorno de personalidade múltipla. Um distúrbio pouco frequente e complexo que mostra as várias personalidades de uma só pessoa. Trata-se de um transtorno que passa despercebido pelo paciente, mas que, em compensação, causa muitas reações ao ambiente pelo fato da mudança de conduta da pessoa não acontecer de maneira previsível.

O transtorno de personalidade múltipla também mostra o transtorno dissociativo de identidade. Esse distúrbio costuma mostrar seus primeiros sintomas durante a infância da pessoa. É um problema que pode surgir aos 12 anos de vida e seu ponto de origem pode estar em algum fato traumático por deixar profunda marca no sujeito. Um episódio que não pode ser esquecido ou apagado facilmente e de forma definitiva. Na personalidade infantil fica manifestada como uma imaginação que pode tornar-se um recurso positivo para acabar e esquecer com qualquer assunto. Já na fase adulta fica mais complexo alcançar esse objetivo.

Todo adulto sabe separar qualquer assunto temporariamente. Assim ocorre de forma consciente quando um adulto deixa de lado um assunto para focar em outro. Entretanto, a diferença entre esse tipo de dissociação e a pessoa que sofre com transtorno de personalidade múltipla é que o paciente não percebe o que acontece a sua volta, pelo contrário, quando uma pessoa que não apresenta esse tipo de distúrbio e se distancia temporariamente de um problema, ela pode ser considerada consciente do que faz.

O transtorno de personalidade múltipla mostra as contradições e as incoerências internas que uma pessoa pode sentir com a mudança de humor dependendo do seu estado no momento. Por isso, a ajuda terapêutica e profissional é fundamental para ajudar o paciente a melhorar sua qualidade de vida.

Através da dissociação, uma pessoa perde o contato com o cotidiano. Trata-se de um mecanismo de defesa para fugir da dor provocada por uma realidade concreta, ou ainda, de alguma realidade traumática.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Transtorno de Personalidade Múltipla. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/transtorno-de-personalidade-multipla >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Transtorno de Personalidade Múltipla