Conceito de Transtorno de Personalidade Antissocial

Transtorno-Personalidade-AntissocialExistem muitas pessoas no mundo e embora as relações sociais sejam uma realidade inerente ao ser humano como mostra o fato de que as pessoas vivem em sociedade, cada ser humano convive com seus próprios limites de acordo com seu modo de ser, personalidade e caráter. Há pessoas que sofrem especialmente ao relacionar-se em grupo, não se sentem cômodas perante o público. Este é o caso, por exemplo, das pessoas que sofrem de transtorno de personalidade antissocial.

Deste modo, essas pessoas têm sérias dificuldades para adaptar-se à convivência em sociedade e se consideram vítimas de um sistema injusto que querem escapar através de sua própria vontade levando ao limite o conceito de liberdade. Apesar das pesquisas realizadas neste campo, ainda não se conhecem as causas concretas de que podem derivar esta patologia, no entanto, existem fatores que podem influenciar. Por exemplo, quando uma pessoa é vítima de maltrato infantil. Trata-se de um problema que atinge uma porcentagem mais elevada em homens do que em mulheres.

Quais são as características de uma pessoa que sofre de transtorno de personalidade antissocial? São pessoas que tendem em mostrar uma forte rebeldia especialmente diante da lei. Elas também podem manipular os outros através de técnicas como a mentira e a deformação da realidade. Além disso, são pessoas que agem além dos seus limites e têm dificuldades para experimentar um sentimento claro de culpa, deste modo, não se tornam responsáveis completamente pela consequência dos seus atos.

Do ponto de vista do caráter, são pessoas que podem apresentar episódios frequentes de arrogância e se mostram na defensiva. Com esta soberba, esperam que outros tenham um vínculo de submissão e obediência cega. Tendem a valorizar seus próprios direitos e a menosprezar os direitos dos outros. Deste modo, se posicionam de forma desigual nas relações pessoais. Estabelecem uma relação instrumental como os demais, ou seja, realizam uma ação pensando se vão conseguir alcançar seus interesses, buscam sua própria individualidade levada ao extremo.

Elas têm dificuldades em praticar certas habilidades sociais tão importantes como a empatia, ou seja, não podem colocar-se na pele do outro com naturalidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transtorno de Personalidade Antissocial