Conceito de Transplante

Considerado um dos termos médicos dentro do âmbito da saúde mais comuns dos últimos tempos, o transplante pode ser descrito como uma operação na qual se realiza uma alteração no organismo de um individuo mediante a instalação ou enxerto de uma porção do organismo de outro individuo já falecido. O transplante médico é uma das formas mais delicadas de vida já que se supõe que a pessoa não pode continuar vivendo normalmente sem a troca do órgão ou tecido em questão e por tanto deve receber o aporte de outro órgão ou tecido.

Quando falamos de transplante fazemos referência a um tipo de intervenção cirúrgica que até pouco tempo não era bem conhecida na sua totalidade ou denominada no mundo profissional da medicina. Entretanto, os avanços desta ciência nas últimas décadas do século XX e princípios do século XXI tem permitido que operações que antes eram extremadamente perigosas ou impossíveis, agora sejam uma questão de rotina para os médicos.

O transplante supõe sempre uma situação de emergência no organismo do individuo já que se considera que um órgão ou um tipo de tecido não funciona segundo os parâmetros normais, gerando mal estar ou complicações na saúde da pessoa. Portanto, o procedimento é trocar esse órgão ou tecido em questão pelo de uma pessoa que tenha falecido (ou não em alguns casos) que se encontre em ótimas condições de manutenção.

O transplante é sempre uma operação delicada já que significa que o organismo recebe um corpo estranho ou alheio e a assimilação do mesmo não é imediata, podendo ser em alguns casos nula. Uma vez realizado o transplante, é importante que a pessoa permaneça em tratamento médico para que se realizem todos os controles necessários que contribuam para a correta aceitação do novo órgão. O importante do transplante é que hoje em dia muitas vidas que outrora se perderam devido às complicações que se apresentam no organismo, podem ser salvas e seguir enfrente da melhor maneira possível.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transplante