Conceito de Trânsito

TransitoO trânsito é o conceito utilizado em nossa língua para denominar o movimento e fluxo de veículos que circulam em uma rua, avenida, rodovia ou qualquer outro tipo de caminho, assim como do pedestre que é mais vulnerável.

Sem dúvida, o trânsito é uma questão experimentada de fato pelas pessoas que circulam pela cidade e que está estreitamente associada as suas mobilizações para o trabalho, colégio ou qualquer outro tipo de lugar que envolve ter que transitar pelas ruas e vias de uma cidade.

Deslocar-se às vezes se torna um pesadelo

Nos últimos anos, devemos destacar que o trânsito tem se tornado um pesadelo para quase toda população, para aqueles que circulam em seus automóveis, para aqueles que trabalham dirigindo um táxi ou ônibus e até mesmo para os pedestres. Ninguém está livre dos transtornos desse enorme fluxo de veículos que trafega pela cidade a toda hora, desde o início da manhã até a noite.

Quando falamos de pesadelo é porque está claro que essa enorme quantidade de carros e veículos que circulam por todos os lados geram tremendos congestionamentos que somente a bordo de um helicóptero poderia evitar ou ter melhor sorte. Estes engarrafamentos tornam a circulação lentíssima, especialmente nos horários de pico que movimentam as pessoas que chegam ou saem de seus trabalhos e que obviamente lutam para chegar rápido em suas casas e não demorar horas no trânsito.

O perigo para os pedestres

Até mesmo os pedestres têm sofrido com o trânsito caótico do dia a dia. Esse intenso fluxo de veículos faz com que as normas não sejam respeitadas e assim os pedestres se tornam protagonistas dos acidentes de trânsito ao atravessar as ruas.

O trânsito tem se tornado um problema real e cotidiano, por isso os serviços informativos de rádio, televisão e até das redes sociais oferecem essa prestação de serviço constante para advertir os usuários das ruas ou vias a evitar certo trajeto pelo fato das mesmas sofrerem algum empecilho ou transtorno.

Buscando formas de melhorar a situação

Os governos tentam também resolver este tipo de problema cotidiano através de novas alternativas de mobilização, tais como: restrição do uso de veículos particulares em alguns horários; promover o uso de bicicletas; criação de pistas específicas para locomover-se de bicicleta; melhoria nos serviços de transporte público como trens e metros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Trânsito. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/transito >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Trânsito