Conceito de Transição

TransicaoO termo transição é utilizado normalmente para definir mudança, transferência, a evolução progressiva de um estado a outro. A palavra pode ser usada para referir-se a um estado de ânimo (por exemplo, a transição entre a alegria e a tristeza) como também para questões físicas ou científicas (por exemplo, quando falamos da transição da matéria de um estado ao outro).

Finalmente, a ideia de transição também pode ser aplicada para assuntos mais complexos como são os eventos históricos ou sociais que significam mudanças importantes na vida das pessoas e que na maioria dos casos, podem levar muito tempo. Quando falamos de transição, sempre estamos dando entender que algo que muda ou se altera em sua essência de maneira progressiva e não violenta como pode ser uma revolução.

A palavra transição vem do termo latino transitio, que significa 'transferência', 'mudança'. Assim, a palavra de transição é utilizada para referir-se a todos os atos que envolvem uma mudança, ou uma evolução de transição de um estado para outro.

Quando falamos de transição histórica, esta é muito importante, pois desde o início da humanidade o homem passou por vários estados a partir de transições mais ou menos violentas. Um exemplo claro de transição acontece quando o homem inventa a agricultura, onde pode passar ou transferir-se de um estilo de vida nômade (muito mais inseguro e instável) para um sedentário (uma mudança que melhorou sem dúvidas sua qualidade de vida). Outras transições na história também podem ser mudanças políticas (como a passagem da monarquia para a democracia), sociais (a mudança de papéis entre os grupos sociais), econômicos (a transição de uma economia escravista para uma feudalista e logo a uma capitalista) e inclusive culturais (quando falamos da transição das mentalidades).

As transições sempre envolvem algum tipo de adaptação que varia dependendo do tipo de mudança que fazemos. As novas características do que é surgido costumam não ser conhecidas, então o ser humano começa a passar por um longo processo de adaptação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transição