Conceito de Transformação

TransformacaoO termo transformação em sua referência básica diz que o mesmo se refere à ação e resultado de transformar-se em si mesmo, ou na sua falta, em algo. Por exemplo, o acidente automobilístico que João sofreu o ano passado fez com que sua vida sofresse uma incrível transformação, pois agora não fica mais tão preocupado com questões materiais que eram antes sua prioridade.

Além disso, transformar-se a essência, a maneira de atuar ou de ser uma pessoa, a transformação pode ser física, que é aquela em que o objeto, substância ou sujeito, modifica sua forma, sua estrutura, sua embalagem, mas jamais sua composição. Com um exemplo poderemos entender melhor esta questão... a água quando se congela e se converte em gelo modifica sua estrutura, no entanto, sua composição, ainda que, com diferente aparência segue sendo a mesma H2O. Quando a água evapora, todas estas são transformações físicas que sofre uma substância. Em oposição a esta situação encontramos as transformações químicas, em que existe uma transformação de composição.

Por outro lado, a instâncias da Linguística, será chamada transformação aquela operação que estabelece formalmente uma relação sintática entre duas orações.

A maioria das palavras que compõem nosso idioma procede do latim, entretanto as mesmas sofreram sucessivas transformações através dos séculos, das mudanças e das consequentes evoluções.

E em outro contexto em que o termo também concede uma especial participação é a Biologia Molecular, onde a transformação é conhecida como fenômeno na qual algumas células adquirem material genético de outras; quer dizer, é a alteração genética de uma célula que resulta da introdução e expressão de material genético externo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Transformação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/transformacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Transformação