Conceito de Transe

TranseO ser humano é muito complexo e apresenta vários níveis de consciência que o remetem a sua situação atual. Por exemplo, é possível dizer: “esta pessoa está vivendo um transe muito doloroso em consequência da morte de um ente querido”. O transe mostra o capítulo mais profundo da dor experimentado por uma pessoa em seu mundo interior. Deste ponto de vista, o transe remete a uma situação difícil e complicada pela qual uma pessoa passa um momento de adversidade.

Do ponto de vista espiritual, vale ressaltar que a palavra transe também se refere ao êxtase espiritual experimentado por algumas pessoas quando sentem uma conexão especial com a divindade. Trata-se de uma experiência terrena em que a pessoa experimenta o máximo de felicidade e paz. Do ponto de vista místico, a pessoa atinge um estado de consciência mais elevado, observa a realidade a partir da perspectiva de uma luz mais profunda. Este transe mostra a contradição física e espiritual que uma pessoa em certo momento se esquece de si mesma e se deixa por levar.

O termo transe também pode ser utilizado dentro do campo da hipnose, pois o transe é um estado de consciência que a pessoa pode chegar através da técnica da hipnose. Trata-se de um estado temporário, uma vez que quando a pessoa está hipnotizada, em algum momento, recupera sua consciência absoluta. Entretanto, o conceito transe hipnótico não se refere a situações complexas, mas que no dia a dia qualquer pessoa pode experimentar vários níveis de consciência.

O ser humano tem uma percepção diferente do tempo em função do momento que atravessa. Por exemplo, uma pessoa sente que o tempo passa voando quando está numa boa conversa com um amigo; já o tempo pode ser eterno quando uma pessoa está no cinema vendo um filme muito chato e que não acaba. Por outro lado, a pessoa pode estar tão concentrada na leitura de um livro que durante esse momento deixa tudo para segundo plano e desaparece.

Este tipo de transe também mostra algum tipo de alteração na memória. Por exemplo, uma pessoa pode não recordar absolutamente nada pelo motivo de algo que a deixou em estado de choque.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transe