Conceito de Transcendência

TranscendenciaO ser humano que questiona mostra sua abertura à transcendência. Por exemplo, a busca pelo sentido da vida, questionar a existência de Deus, a busca pela origem do universo. São perguntas que conectam o ser humano com aquilo que está além de suas possibilidades e que não pode controlar porque transcende sua vontade. Tudo que está fora do seu campo de atuação é transcendente. Mesmo assim, existem ambientes que propiciam a busca pela transcendência de forma natural.

Por exemplo, quando uma pessoa passeia pela imensidão de uma bela paisagem se deixa envolver pela beleza do lugar e se envolve com energia positiva. A imensidão da transcendência também é uma experiência emocional que qualquer pessoa experimenta quando observa a beleza de um céu estrelado durante a noite e começa a refletir sobre o mistério do universo. Existem filmes que mostram a experiência da transcendência humana. “Gravidade” protagonizada por Sandra Bullock mostra uma perfeita reflexão filosófica sobre a vida do homem na Terra.

A busca pela transcendência mostra a história da filosofia, onde a Sabedoria Primeira conta com personagens ilustres como Platão, Kant, Hegel, Sartre, entre outros. Através da historia da filosofia e do pensamento de seus autores, qualquer pessoa pode se conhecer melhor.

O ser humano é um ser que vive sua experiência terrena e a busca por respostas transcendentais. Isto é, qualquer pessoa passa por situações cotidianas como sair para uma festa, ir ao trabalho, ter um encontro romântico, fazer compras, cozinhar, fazer as tarefas de casa, etc.; como também passa por outros assuntos espirituais como a busca pela felicidade. Este equilíbrio leva qualquer pessoa a ter boa qualidade de vida. Viver sempre focado no plano da transcendência é como não ter os pés no chão. Mas também, viver o dia a dia sem parar para pensar mais à frente é o mesmo que dar as costas para a realidade.

A reflexão sobre a transcendência surge da capacidade de observação de todo ser humano que é capaz de pensar não só naquilo que se vê, mas também sobre aquilo que não se vê. A transcendência mostra a espiritualidade de uma pessoa que possui várias formas de expressão. Por exemplo, a religião é uma forma de se conectar com a divindade transcendente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transcendência