Conceito de Transaminases

TransaminasesAs transaminases, também conhecidas como aminotransferases, são enzimas próprias do fígado embora não sejam exclusivas deste órgão, pois se encontram em muitos outros tecidos como no músculo cardíaco, no músculo esquelético, nos rins e no interior dos glóbulos vermelhos. Elas têm como função transferir o grupo amina de um aminoácido para um cetoácido (de onde vem seu nome).

A importância das transaminases radica na determinação do valor do sangue como funcionamento do fígado, permitindo identificar se existe ou não algum tipo de problema hepático.

Determinação e valores normais

As transaminases são estudadas na bioquímica por uma amostra de sangue em um tubo seco ou com tampa vermelha sem anticoagulantes, pois sua medição é realizada através do soro sanguíneo.

Os valores normais das transaminases são de 7 a 40 para a SGPT e de 10 a 40 para a SGOT.

Causas da elevação das Transaminases

Em geral qualquer problema no fígado é capaz de elevar os níveis de transaminases no sangue, porém a magnitude da elevação dependerá do grau de lesão hepática.

As elevações leves ocorrem em transtornos como fígado gordo, inflamação secundária do fígado nas infecções virais e no caso de algum problema hepático pelo uso de medicamentos, hepatite alcoólica, metástase de tumores, doenças metabólicas, dores musculares ou cálculos biliares com obstrução do ducto de drenagem da bílis conhecido como colédoco.

As grandes elevações são características da hepatite, especialmente as virais ocasionadas pelos Vírus A, Vírus B, Vírus C, Epstein-Barr e Citomegalovírus; nestes casos os valores destas enzimas superam até 100 vezes mais o seu valor normal.

Indicadores para analisar

As elevações com predomínio de SGPT são indicativas de transtornos hepáticos infecciosos, metabólicos ou tumorais. Por sua vez, a elevação das transaminases em detrimento da SGOT é própria de doenças hepáticas como a hepatite e a cirrose hepática relacionada ao consumo de álcool, assim como podem apresentar-se também em pessoas com infartos cardíacos nas primeiras horas de sua evolução.

Quando a doença que deu origem ao aumento destes valores é controlada ou curada ocorre sua diminuição podendo chegar novamente a seus valores normais. A determinação regular das transaminases permite fazer um seguimento da evolução destas doenças e estabelecer o prognóstico da doença que causou sua elevação.

Foto: Cesar Okada I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Transaminases