Conceito de Traição

traicaoA palavra traição faz referência a um ato mediante ao qual não se respeita a lealdade ou o compromisso que existe entre duas ou mais partes. A traição é um elemento comum das relações humanas já que o ser humano estabelece vínculos complexos com seus pares que podem ir mudando com o tempo e se vem afetados por diferentes acontecimentos. Apesar da traição poder ser comum, é sempre vista como um elemento negativo já que supõe que se perde a confiança e a lealdade existente entre duas partes nas quais existiam previamente esses sentimentos.

O ato de trair ou de levar adiante uma traição supõe justamente que se quebram sentimentos tais como respeito, compromisso, lealdade, fidelidade que podem existir entre duas partes. Quando falamos de partes podemos fazer referência tanto a pessoas como a entidades ou a instituições que se vem comprometidas neste ato de traição. Normalmente, a traição gera algum tipo de dano para a pessoa que a sofre, quer seja a nível emocional como também a nível físico, econômico, profissional, intelectual. Com isso podemos dizer que existem diversos tipos de traição que podem variar dependendo de cada caso. O único elemento comum é que sempre contribuirá para gerar algum dano ou dor sobre a pessoa na qual se exerce.

A traição pode se dar de maneira voluntária, quer dizer, procurando a pessoa que a leve adiante provocando esse dano na outra parte, mas também pode ser involuntária e de igual maneira gerando dor e dano naqueles que a sofrem. Muitas vezes, o âmbito profissional pode se transformar em um âmbito altamente competitivo em que situações como estas ocorrem às vezes, e se quebram então amizades ou relações amigáveis duradouras. Também pode se dar no âmbito das relações amorosas já que qualquer tipo de engano ou infidelidade supõe uma traição à ideia de compromisso e lealdade que as duas pessoas podem ter entre si.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Traição