Conceito de Tragicomédia

TragicomediaO termo tragicomédia é um dos gêneros mais importantes e difundidos do teatro clássico, caracterizado pela presença e combinação de elementos dramáticos e cômicos.

Na maioria das vezes, o aspecto cômico que apresenta uma tragicomédia está dominado, por um lado, pelo sarcasmo, que consiste em uma brincadeira ofensiva que quer dar a entender o contrário ou até mesmo expressar o profundo desagrado com algo. Está intimamente relacionada com a ironia, por acaso, é considerado uma crítica indireta e exposta.

Por outro lado, na tragicomédia, podemos encontrar a paródia, que evidencia esse lado cômico. Normalmente é recriado um personagem ou um fato para ridicularizar ou ressaltar suas principais características, só que de maneira grotesca e muito evidente.

A origem da tragicomédia aconteceu na Grécia Antiga, onde certamente foi um furor e um dos grandes espetáculos de maior público convocado.

Era comum nas tragicomédias dessa época fossem abordadas certas lendas com delicado toque de humor proporcionado pelo coro.

O coro era formado por um grupo de intérpretes que através da música ou da declamação comentavam as ações que se passavam nas cenas. De alguma maneira, o público também participava das cenas sem interferir na peça. Era o público inserido na obra. Normalmente cantavam, mas também se expressam através da palavra.

Embora possa haver alguma outra variante, a tragicomédia, especialmente, relata a história de um herói que persegue um objetivo que pode estar associado ao amor, à justiça, ao desejo de cumprir, entre outros. Neste sentido, enfrenta vários obstáculos a serem superados para ter sucesso em sua missão.

Costumam ter um final feliz, embora muitas vezes essa felicidade chegue apenas no último minuto após muito sofrimento.

Vale ressaltar que na linguagem coloquial, a tragicomédia se refere a situações reais da vida que mesclam elementos trágicos com cômicos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tragicomédia