Conceito » Tragédia

Conceito de Tragédia




TragediaA tragédia é uma representação teatral em que os personagens são confrontados por misteriosas forças que operam contra eles, inevitavelmente, causando sua destruição. É uma das variantes que pode ter o gênero dramático. Originou-se na Grécia antiga.

Uma primeira análise que pode ser observado no que diz respeito a esta questão é atribuída a Aristóteles. A Poética dedicou-se para definir a tragédia e estabelecer quais são as que as tocam. Mas o mais impressionante é a função social que ela se depara, que é chamada catarse. Esta é a purgação de sentimentos experimentados no decurso do trabalho.

Pouca informação é chegada dos autores das primeiras tragédias. Alguns nomes relevantes são: Tespis, Querilo, Pratinas y Frínico. Porém, o autor fundamental que marcou a direção do gênero, foi sem dúvida, Esquilo. Assim, ficou estabelecido que a composição fosse dividida em três partes e introduziu um segundo ator que fez do texto uma representação e utilizou pela primeira vez máscaras e coturnos. Seu maior rival foi Sófocles, que o venceu numa competição arbitrada. Este também introduziu algumas mudanças importantes, como o monólogo e a encenação. Outras mudanças foram realizadas por Eurípedes, o último autor que sobressaiu nessa época, onde se destaca a complexidade psicológica dos personagens, que evoluiu de acordo com os eventos ocorridos.

Logo após esta época clássica, a tragédia seguiu sua trajetória introduzindo variantes que a fizeram muito diferentes de suas origens no que se diz respeito à forma. Contudo, sempre conservou elementos temáticos que referem a um destino fatal contra o que se luta inutilmente. Estes aspectos recorrentes fizeram que o termo "tragédia" fosse utilizado além da literatura, principalmente para situações indesejáveis e que produzem dor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)