Conceito de Tráfico de Pessoas

Trafico-de-PessoasO ser humano é um ser dotado de imensa dignidade, pois cada pessoa é única e exclusiva diante do mundo. Todo ser humano tem inteligência e vontade, além de ser digno de amor, admiração e respeito. Cada um tem direitos e deveres perante a sociedade. Estes direitos estão baseados principalmente na dignidade pessoal e na lei natural.

Entretanto, é com muita tristeza que estes direitos podem ser violados e pisoteados, assim acontece quando uma pessoa é submetida a um uso instrumental e é relegada como um objeto. O tráfico de pessoas é um crime que mostra a instrumentalização de um ser humano assim que viola sua liberdade, sua capacidade de decisão e bem-estar. Este comércio é um delito ilegal presente no século XXI que mostra o sofrimento daqueles que são submetidos à exploração sexual, trabalhos forçados ou escravidão. O tráfico de pessoas é exercido com violência, coação, ameaça ou abuso de poder sobre a vítima através do medo para estabelecer assim uma relação de submissão.

Os direitos do ser humano são fundamentais para seu bem-estar, dignidade e desenvolvimento pleno como pessoa e felicidade. O tráfico de pessoas é um problema de escala mundial, portanto, é uma responsabilidade social proteger os direitos dos grupos mais vulneráveis. Este tipo de tráfico também atinge as crianças e pode levá-las à mendicidade infantil.

O tráfico de pessoas mostra uma forma de escravidão que priva a vítima da possibilidade de tomar as rédeas de sua vida, pois vive submetida ao controle externo. A liberdade é um dos direitos básicos do ser humano e que está ligada a uma condição de vida digna. O tráfico de pessoas pode acontecer de diversas formas e em diferentes escalas que mesmo assim continua sendo um ato ilícito. Em alguns casos, existem ofertas de trabalhos enganosos como também de casamentos forçados.

No caso do tráfico de pessoas, as vítimas são tratadas como objetos e sob o poder de um explorador que age com coação. O tráfico mostra, acima de tudo, uma profunda violação dos principais direitos de uma pessoa. Portanto, a nível social, deve-se trabalhar para combater este tipo de caso para sempre.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tráfico de Pessoas