Conceito de Trabalho Infantil

Trabalho-InfantilÉ considerado como trabalho infantil todo atividade em que meninos ou meninas contribuem com a economia familiar, ou na sua falta, com sua própria sobrevivência. No entanto, outra situação muito comum acontece quando as crianças não estão em idade para trabalhar e são obrigadas pelo pai, pela mãe, irmãos, amigos ou qualquer outro familiar responsável, que os ameaçam e batem senão forem para rua trabalhar.

Claro que, quando a criança retorna com os rendimentos obtidos, nada disso permanece em suas mãos, mas devem entregar tudo para a pessoa que a obrigada a trabalhar. Quase nunca a criança recebe algum benefício do dinheiro que trabalha, porque realmente, quem o submete ao trabalho, é a pessoa que está interessada em outras questões que pouco tem a ver com o bem-estar da família, tais como: drogas, bebidas álcool, entre outros.

Na maioria dos casos de trabalho infantil, as crianças são obrigadas a realizar atividades muito arriscadas para sua vida, como assalto à mão armada, tráfico de drogas, prostituição, entre as recorrentes.

Quanto às causas que o trabalho infantil desencadeia são muitas, mas as mais comuns são: a marginalização e a pobreza extrema da família a qual pertence e obriga a criança ir para rua e buscar seu próprio sustento econômico; as redes de exploração infantil que contribuem com as crianças pobres necessitadas; os conflitos armados, que também são um terreno fértil para que as crianças sejam abusadas em muitos aspectos; por pressão de certos grupos, ou seja, algumas crianças são forçadas por amigos para trabalhar e conseguir dinheiro para permitir-lhes satisfazer as suas necessidades como resultado da negligência dos pais e por serem órfãos, e pelo fato de não contarem com adultos que os guiem e protejam, inevitavelmente, os leva a um cenário deste tipo.

Os números fornecidos pela UNICEF sobre essa realidade são alarmantes, cerca de 346 milhões de crianças estão nesta situação lamentável.

Deve-se notar que o trabalho infantil vai impedir que uma criança se comporte adequadamente e desempenhe as atividades que são consideradas típicas de sua idade: estudar e brincar.

Embora o trabalho infantil ou exploração infantil, como também é chamado nesta situação, afete especialmente os países subdesenvolvidos, lamentavelmente, nos países industrializados e desenvolvidos também não deixa de ser uma realidade.
Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre este flagelo que cresce dia a dia em todo mundo, estabeleceu-se um dia no calendário, o 16 de Abril, para recordar os milhares de casos que existem ao redor do planeta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Trabalho Infantil