Conceito » Trabalho

Conceito de Trabalho




Uma das primeiras idéias a qual nos remete o termo Trabalho é no sentido econômico da palavra, ou seja, trabalho é qualquer atividade exercida pelo homem a fim de que como resultado dessa atividade tem-se uma recompensa, em geral na forma material.

Entretanto o termo é muito mais amplo, pois podemos observar essa atividade em toda a natureza. Cada parte de nosso ecossistema faz um trabalho cujo resultado beneficia a ele e mantêm o equilíbrio do todo. “As flores produzem o pólen que é usado pelas abelhas no trabalho de produção do mel e consequentemente na polinização de outras flores. Destes trabalhos o homem tira o mel e as flores que podem ser trabalhados tanto comercialmente como para uso próprio.” A diferença entre o trabalho que vemos na natureza e o trabalho do homem é que o homem pode se beneficiar muito mais sobre outros homens do que outros seres, nascendo daí algumas diferenças sociais.

No campo da física, Trabalho é toda energia transferida devido a ação de uma forma aplicada ao longo de um deslocamento. Este trabalho ( representado matematicamente pela letra W) pode ser calculado e seu resultado e expresso em Joules (J)

Outro uso do termo trabalho é para nomear algo que nos toma grande esforço para conseguir. Esse esforço pode ser físico ou intelectual. Por exemplo, o trabalho de uma avó para fazer uma blusa para o neto ou o trabalho de um homem para consertar um armário para sua mulher são coisas que demandam tempo e esforço para se obter o resultado desejado.

Existem varias categorias de trabalho no qual o tipo de pessoa que o realiza esta diretamente relacionado a sua classificação. Exemplos dessas categorias são: Trabalho em equipe (trabalho realizado por duas ou mais pessoas); Trabalho voluntário (trabalho realizado com o objetivo de ajudar algo ou alguém sem a intenção de se obter um beneficio econômico com ele); Trabalho acadêmico ( trabalho realizado por estudantes de diferentes níveis cujo objetivo é a aprovação da matéria); Trabalho manual (trabalho realizado sem a ajuda de aparelhos eletrônicos); Trabalho infantil ( trabalho realizado por crianças e adolescentes geralmente ilegal na maioria dos países) entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)