Conceito de Título

TituloO título consiste em uma dívida, seja de renda fixa ou variável, e é emitido por um Estado, governo, empresa ou banco. São denominados títulos às dívidas emitidas pelas autoridades nacionais, regionais ou locais, ou até mesmo por empresas, bancos ou instituições financeiras, por meio de um emissor que se compromete em devolver o capital do título juntamente com os juros devidos.

O proprietário do título é chamado de "investidor" ou "acionista". O preço de um título pode ser calculado na medida em que são atualizados os fluxos de pagamento e a taxa de juros.

Existem vários tipos de títulos que são utilizados com frequência por pessoas físicas e jurídicas de todo mundo. Entre eles, podemos destacar os títulos permutáveis (aqueles que podem ser trocados por ações sem causar elevação do capital ou redução de ações), os títulos convertíveis (que dá ao acionista a possibilidade de trocá-lo por novas ações a um preço pré-determinado), os títulos de cupom zero (que não pagam juros e mantém o mesmo valor de resgate, embora seu preço seja mais baixo do que o valor nominal), títulos do governo (estão relacionados com o tesouro público de um país ou nação), os strips (títulos que podem ser emitidos em diferentes pagamentos que separem o capital principal e juros para efetuar uma negociação segmentada), títulos de dívida perpétua (aqueles que nunca devolvem o capital ou nominal do titulo principal, mas que pagam juros de forma regular e por tempo indeterminado), títulos de alto risco (são chamados assim porque são de alto risco e baixa qualidade).

Em termos de risco, podemos distinguir o risco de mercado (onde os preços dos títulos variam de acordo com as taxas de juros) e o risco de crédito (onde o emitente não faz frente aos pagamentos derivados de títulos).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Título