Conceito de Titânio

TitanioO titânio é um elemento da natureza, mais especificamente um metal de transição (os metais de transição se caracterizam por serem bons condutores de calor e eletricidade). O símbolo químico do titânio na tabela periódica é Ti, seu número atômico é 22 zahl, sua massa atômica é 47,90 g/mol e seu nível de oxidação é 4.

Características do titânio

O titânio em estado compacto é um metal de cor branca, brilhante e duro, mas bem quebradiço se exposto ao frio. É um metal muito maleável e dúctil. O titânio em seu estado puro é solúvel em água quente e insolúvel em água fria. O titânio reage com o oxigênio a 610 centígrados para formar dióxido de titânio e com o nitrogênio a 800 centígrados para formar o nitreto de titânio. Como curiosidade, deve-se lembrar de que o titânio é o nono elemento mais existente da crosta terrestre e normalmente se encontra misturado com outras rochas. É um metal muito resistente à corrosão e uma leveza excepcional.

Seu descobrimento

No final do século XVIII, a ciência e especialmente a mineração viveram um momento de ebulição. Neste contexto, o clérigo inglês William Gregor encontrou um pó branco após calcinar a ilmenita. O resíduo descoberto foi o óxido de um metal que inicialmente recebeu nome de manaccanita. A princípio, o descobrimento de um novo metal não foi avaliado como uma descoberta relevante.

Entretanto, poucos anos depois, o químico alemão Martin Heinrich Klaproth retomou as investigações e considerou que o nome empregado não era educado, assim decidiu chamar o metal de titânio em homenagem aos titãs da mitologia grega. Neste sentido, as propriedades químicas deste metal recordavam a fortaleza física de algumas divindades que representavam as diversas forças da natureza (Cronos, Oceano, Tétis, Reia, entre outros titãs).

Aplicações observadas e baseadas neste elemento

As características particulares do titânio tornaram este metal muito apreciado em diversos setores. É utilizado nas centrais térmicas devido a sua grande condutividade na transmissão de energia. A indústria automobilística valoriza sua leveza e neste sentido permite que este metal não seja tão pesado em alguns veículos.

Na fabricação de armas é utilizado como material de blindagem e na indústria aeronáutica é empregado por sua elevada resistência às altas temperaturas. Sua utilidade se estende a diversos campos: a relojoaria, aos materiais e utensílios esportivos ou como elemento decorativo.

Foto: iStock, in-future

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Titânio