Conceito » Texto

Conceito de Texto




TextoDefine-se como texto a unidade linguística máxima, seja ela oral ou escrita. Um texto é superior à oração, que está dotada de sentido e de uma mensagem completa. A extensão do texto pode ser variável. Enquanto a estrutura do texto existe uma organização da forma e do conteúdo.

Ocasionalmente, a definição de texto é utilizada para nomear o corpo de uma obra, seja ela impressa ou manuscrita, fazendo oposição a tudo aquilo que vai separado do mesmo. O texto é somente o corpo principal de um livro; não se considera como texto o que está escrito na capa, o índice, etc.
Entre as características de um texto, podemos encontrar o que se denomina como coerência; as diferentes ideias que apresentam as coerências devem ser de contribuição para a criação de uma ideia geral; a coesão, onde todas as sequencias de significado estão inter-relacionadas, e a adequação, onde se devem apresentar todas as condições para chegar ao seu leitor ideal.

Os textos também tem relação entre outros textos para que sejam munidos de sentido. Um texto tem sua interpretação sempre através de um marco de referência.

O termo texto é derivado etimologicamente do vocábulo latino “textus”, que significa alguma coisa tecida ou algo entrelaçado. Este entrelaçado define como texto uma serie de anúncios sistemáticos e previstos de coerência dispostos a que sejam expressos de forma tanto oral como escrita.
Comunicar uma mensagem de qualquer natureza, já seja ela persuasiva, romântica, informativo, entre outros, é a verdadeira intenção de um texto; por esse motivo um texto deve possuir sentido, para poder ser compreendido por seu destinatário. O destinatário de um texto pode ser uma ou várias pessoas de forma individual, podemos usar como exemplo individual, uma carta, e um livro destinado ao público em geral (destinatário massivo).

Denomina-se também a texto como um evento comunicativo, que tem uma estrutura e que se deve a um contexto social e cultural.

Os textos podem ser analisados para descompor suas partes. Pode-se dividir um texto em temas abordados, a forma com que foi inscrito; como diálogo, narrativo, descritivo ou narrativo, etc.

Os textos também podem ser resumidos para extrair suas principais ideias, e fazê-lo mais curto, suprimindo de um texto as ideias secundárias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)