Conceito de Testosterona

TestosteronaA testosterona é um hormônio masculino por excelência, é por essa razão que toda vez que seu nome é mencionado se relaciona com o sexo masculino. Este hormônio sexual contribui para o desenvolvimento dos órgãos sexuais do homem, do pênis, dos testículos e também do surgimento de características secundárias associadas ao masculino. Assim, por exemplo, a libido que é o desejo sexual que um homem manifesta e sente, o estado do sêmen, a massa muscular, o aparecimento de espinhas típicas da puberdade e adolescência, os pelos no corpo, a força, entre outros sinais particulares, dependem exclusivamente deste hormônio.

No entanto, é precisamente nos testículos dos homens onde se produz este hormônio e por onde devemos indicar que seu funcionamento satisfatório é essencial na hora do desenvolvimento normal dos genitais masculinos, como também para que se desenvolvam oportunamente conforme as demais características que definem um homem.

Se os níveis normais ou previstos da testosterona não estão de acordo com o desenvolvimento dos genitais internos e externos pode haver complicação. Desde o desenvolvimento do feto na barriga da mãe inicia-se a produção de andrógenos, no entanto, se esse processo não acontece de maneira correta ou suficiente pode resultar no desenvolvimento de características femininas ou então não definir-se.

Não é por acaso que a testosterona é classificada como um hormônio esteroide dentro do grupo dos andrógenos, pois é justamente um hormônio masculino formado por 19 átomos de carbono.

Sua síntese é viável através do colesterol e como já mencionado se aloja nas células mais importantes dos testículos.

Seu nível máximo de secreção é produzido na puberdade, ou seja, assim que o homem atinge onze anos de idade aproximadamente.

Por tratar-se de um hormônio tão importante, seus níveis devem estar sempre normais porque do contrário podem tornar-se inconvenientes para a saúde como uma puberdade antecipada ou tardia, e também a impotência sexual nos homens já desenvolvidos. Enquanto isso é importante checar seus níveis através de um exame de sangue em um laboratório específico para melhor avaliação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Testosterona